Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Retrospectiva IFSP Câmpus Sorocaba 2022

Com a volta às aulas no dia 07/02/2022, os alunos foram recepcionados com diversas atividades para que pudessem conhecer o câmpus e realizar integração com os estudantes dos demais cursos.

 

G.E.RA DragonBotZ Campeã na RSM Challenger

Nos dias 21, 22 e 23 de abril ocorreu em Mogi das Cruzes o campeonato de robótica RSM Challenger. Este campeonato tinha 13 categorias entre robôs de sumô, seguidores de linha, robôs de combate e futebol de robôs, contou com a participação de mais de 400 competidores de diversas instituições de ensino e de diversos lugares do Brasil e do mundo, como por exemplo, Colômbia, Canadá, Filipinas entre outros países.

O IFSP Sorocaba marcou presença através dos alunos que fazem parte do projeto

G.E.R.A. (Grupo de Estudos de Robótica Avançada) competindo com a equipe DragonbotZ. No total, participamos de 8 categorias das 13 disponíveis e obtivemos excelentes resultados em diversas delas.

 

 

IFSP é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo

No dia 05 de maio na Assembleia legislativa de São Paulo a homenagem aos 37 Câmpus do IFSP do Estado de São Paulo pelos serviços de excelência prestados a sociedade paulista. Ficamos muito felizes e agradecidos pela homenagem e reconhecimento!!

Evento: dia dos profissionais de Recursos Humanos

Foi realizado na noite de 02/06/2022, o Evento: Dia dos Profissionais de Recursos Humanos, por meio de uma ação promovida pelos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Neste evento tivemos a participação de renomadas profissionais da área em comemoração ao dia (03/06) Dia do Profissional de Recursos Humanos com a seguinte programação:

  • Palestra1 : "As diferentes formas de atuação do profissional de Recursos Humanos no mercado" com Ana Carolina Jacção;

  • Palestra2 : "MOTIPAIXÃO - A razão em ser um profissional de RH" com Dulce Francisco;

  • Stand da CIEE : Para realização de cadastros e orientações sobre estágios aos estudantes.

 

Reitoria presente

 

No dia 24 de agosto, o IFSP Câmpus Sorocaba recebeu diversos representantes das pró-reitorias e do reitor Silmário Batista para a realização do evento Reitoria Presente. O reitor apresentou números sobre o que foi investido no câmpus recentemente e ouviu a comunidade sobre os anseios referentes aos próximos investimentos. O objetivo da visita foi estreitar os laços entre a reitoria e cada um dos campus do IFSP.

 

IFSP campeão e vice campeão de xadrez da Região 2 do JIF

Nos dias 22 à 24 de agosto de 2022 na cidade de São Roque aconteceram os Jogos dos Institutos Federais (JIF) etapa regional. A equipe masculina de xadrez do IF Sorocaba sagrou-se campeã e a equipe feminina de xadrez sagrou-se vice-campeã da região 2,conseguindo uma vaga para etapa estadual onde jogarão com as campeãs das demais regiões.

 

Passeio cultural pela cidade de Sorocaba

No dia 27 de agosto de 2022, os estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) tiveram a oportunidade de conhecer parte da história do município por meio de um passeio promovido pelo Centro de Memória Operária de Sorocaba (CMOS). A artista Flávia Aguilera e o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro foram os responsáveis pela condução do evento que teve início no Mercado Municipal e percorreu os principais pontos históricos do centro da cidade.

Inicialmente, o historiador frisou sobre como patrimônios históricos podem funcionar como lugares de memória para uma sociedade lembrar a diversidade dos sujeitos sociais que compuseram a história de um município. No caso, Cavalheiro realçou a força dos escravizados em Sorocaba, as suas redes de sociabilidade e sua religiosidade na região do Mercado Central.

 

Jogos das Instituições Federais JIF

Nos dias 01, 02 e 03/09/2022 as equipes de Basquetebol masculino, Futsal feminino, Tênis de Mesa masculino e feminino representaram o campus Sorocaba na segunda etapa dos Jogos das Instituições Federais (JIF) em excelentes participações.

No Basquetebol masculino, após uma primeira vitória contra a representação do campus Salto (45 x 9), a equipe de Sorocaba perdeu para equipe de Avaré (19 x 25) que mais tarde se tornaria campeã regional da modalidade.

Na modalidade Futsal feminino a equipe de Sorocaba encerrou sua participação com mais uma vitória, desta vez contra a equipe da casa (SRQ), pelo placar de 2 a 1.

 

Visita técnica à Subestação de Furnas

Na última sexta-feira, 16 de agosto de 2022, estudantes dos 3º e 4º anos do curso técnico em eletroeletrônica integrado ao ensino médio do IFSP Sorocaba realizaram uma visita técnica à subestação de Furnas localizada no município de Ibiúna (SP), acompanhados pelos professores Felipe Ramos e Marcelo Patrício de Santana.

Durante a visita técnica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer umas das maiores subestações de energia do país, que recebe as energias provindas da hidrelétrica de Itaipu por meio de duas linhas de transmissão de ±600 kV, com extensão de 810km, do sistema de transmissão da subestação de Foz do Iguaçu (PR). Durante a visita técnica, os estudantes conheceram as instalações da subestação, como o painel de controle que é coordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) em Brasília, além dos equipamentos de um dos polos do sistema de conversão CC/CA, que opera desde 1984.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos é avaliado com nota 5 pelo MEC

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), em uma escala que vai de 1 a 5.

O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização DidáticoPedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. Receber a nota máxima nesta avaliação significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados.

A nota máxima obtida pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos reflete a excelência do trabalho desenvolvido pelos servidores docentes e técnicos administrativos do IFSP para oferecer uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva para a população de Sorocaba e região.

 

IFSP Sorocaba no Fórum de Profissões

No dia 24 de setembro o IFSP-Sorocaba esteve presente no Fórum de Profissões do Colégio Cruz Azul em Sorocaba.

Foi mais uma oportunidade de apresentar aos estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio e a seus pais/responsáveis a importância do ensino técnico e superior de qualidade na vida profissional.

 

Semana nacional de tecnologia e ciência: de 17 a 21 de outubro

De 17 a 21 de outubro, o câmpus do IFSP Sorocaba promoveu várias atividades da para realizar Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os alunos tiveram a oportunidade de participar das diversas atividades oferecidas, bem como palestras e oficinas organizadas pelo corpo docente da instituição. O objetivo é mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país.


IFSP Lá vou eu

No dia 18 de outubro, o Câmpus Sorocaba recebeu a visita de aproximadamente 200 alunos de escolas públicas de Sorocaba e região, além de pessoas da comunidade externa.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação sobre o IFSP e nossos cursos com a Diretora educacional, professora Amanda, além de conhecer os laboratórios e espaços de nossa instituição e tirar todas as suas dúvidas sobre uma escola técnica e seu processo seletivo e ainda usufruir de várias atividades preparadas por nossos estudantes.

 

Equipe DragonBotZ do Campus Sorocaba representa Brasil em competição de robótica anual.

A equipe de robótica DragonBotZ, pertencente ao Grupo de Estudos de Robótica Avançada (G.E.R.A) do campus Sorocaba, esteve na Colômbia para participar do megatorneio Runibot 2022, maior competição de robótica da Colômbia, durante os dias 19 a 21 de outubro de 2022, representando o Brasil junto de mais outras duas equipes brasileiras a equipe RobotBulls do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e a 

equipe RSM robótica, equipe organizadora da competição que classificou a DragonBotZ para competir na Colômbia.

Representando o nosso instituto a equipe DragonBotZ, conquistou o sexto lugar na categoria sumo 1,5 Kg com o robô chamado Bardock entre 72 robôs participantes, o projeto foi dirigido pelo professor coordenador do curso de mecatrônica Heiton curto Gomes e pelo aluno do segundo ano de eletroeletrônica Juan Prado que representaram o campus Sorocaba e a delegação brasileira na Runibot, e que mesmo não trazendo o primeiro lugar dessa vez para casa julgam a experiência como positiva, devido toda a troca de informações, conhecimentos e tecnologias novas que participar de um evento desses proporcionou a eles.

 

Visita ao Museu da Língua Portuguesa

No dia 24/11/2022, os estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, acompanhados dos professores Amanda Ribeiro Vieira e Venícios Oliveira Alves, visitaram o Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Bolsa do Brasil, ambos localizados na cidade de São Paulo.

O objetivo desta atividade foi contribuir com a formação técnica e cultural dos estudantes participantes, que foi contemplada no Programa de Ações Universais do Campus Sorocaba, referente ao Edital Nº 28/2022.

IFSP Sorocaba na FLIP

Nos dias 25 a 27 de novembro, as turmas do 3º ano do curso técnico integrado em Administração e do 4º ano do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, participaram da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP.

Essa participação foi resultado do Edital de Ações Universais que proporcionou aos nossos formandos, uma viagem inesquecível, repleta de história, cultura e claro muita diversão!!

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página