Página inicial > Processo Seletivo - Professores Substitutos > Artigos Arquivados > Disciplinas - Especialização em Indústria 4.0

Disciplinas - Especialização em Indústria 4.0

Disciplinas obrigatórias

1º Semestre

Escrita Científica de Projetos e Aplicações Práticas (I1ECP)

A componente curricular abordará conteúdos relacionados à escrita científica e gerenciamento de projetos. O aluno terá conhecimento dos conceitos básicos dos princípios de elaboração, planejamento, organização, execução e fechamento de projetos, desde o gerenciamento dos custos até a organização da equipe de trabalho. A partir deste conhecimento, o aluno será capaz de reunir os diferentes conhecimentos aprendidos no curso para a elaboração de uma proposta de pesquisa ou inovação tecnológica.

Introdução e Fundamentos da Indústria 4.0 (I1IFI)

Este componente curricular envolve os princípios e fundamentos da Indústria 4.0, pela análise das revoluções industriais que se desenvolveram até o momento, eixos impulsionadores da revolução atual, elementos base e estruturantes, assim como, os impactos associados à essa nova metodologia produtiva.

Programação e Integração de Sistemas (I1PIS)

O componente curricular envolve os principais conceitos, ferramentas e tecnologias aplicáveis na Automação de Sistemas. O foco deve incluir métodos e ferramentas de programação e integração de sistemas aplicáveis no âmbito da Indústria 4.0.

2º Semestre

Gestão Lean e Inovação (I2GLI)

Esta componente curricular visa a aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas de gestão Lean e da cadeia de valor para atuar de forma eficaz na melhoria do desempenho da empresa, por meio de ações voltadas à produção, qualidade dos processos, produto, prazo de entrega, balanceamento de mão de obra, desperdícios e perdas.

Internet das Coisas / Internet de Serviços (I2IOT)

Esta componente curricular irá apresentar os conceitos básicos de Internet das Coisas (IOT) e Internet Industrial das Coisas (IIoT) trazendo as informações das redes físicas e seus protocolos de utilização permitindo ao estudante compreender as diferenças de tecnologia e topologia de rede existentes no mercado atual para a implementação de uma rede de IoT e IIoT. A componente também trará a conceituação de Internet de Serviços (IoS)

Robótica (I2ROB)

Estudo da classificação, modelagem e aplicação de sistemas robóticos.

Sistemas de Gestão da Produção / Smart Factory (I2SGP)

Esta componente curricular visa à aprendizagem dos fundamentos básicos do gerenciamento digital de atividades de produção, bem como dos conceitos de fábrica inteligente para que os dados obtidos em cada processo sejam integrados aos dados comerciais, administrativos e financeiros da empresa.

3º Semestre

Confiabilidade e Manutenção 4.0 (I3CEM)

A componente curricular visa a aprendizagem dos conceitos dos tipos de manutenção e do conceito de confiabilidade na Indústria 4.0 através da implementação de processos de Manutenção Centrada na Confiabilidade.

Fundamentos de Manufatura Aditiva e Prototipagem (I3FMA)

A componente curricular abordará a Introdução à Manufatura Aditiva e Prototipagem Rápida, a utilização no planejamento, desenvolvimento e acabamento do produto, dos tipos de técnicas e processos de fabricação, além das aplicações tecnológicas da Manufatura Aditiva de Prototipagem Rápida. Ao final do curso, o aluno terá conhecimento das diferentes técnicas avançadas de fabricação e sua aplicação no contexto da Indústria 4.0.

Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual (I2IAR)

A disciplina trará conceitos introdutórios de a Inteligência Artificial e seus tópicos recentes, bem como os métodos de resolução de problemas (Lógica Fuzzy e Redes Neurais Artificiais) e conceitos de aprendizado de máquina (aprendizados supervisionado e não-supervisionado)

Serão abordados os princípios e conceitos da Realidade Virtual e Realidade Aumentada no âmbito da Indústria 4.0, focados no processo de desenvolvimento de sistemas e sua aplicabilidade à Indústria 4.0. A disciplina visa a aprendizagem das tecnologias para desenvolvimento de ambientes virtuais e aumentados e sua implementação.

Disciplinas eletivas

Não possui