Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > O que é? > Artigos > Sobre a relação entre história, língua e cultura: experiência e análise intersemiótica em visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo

Em destaque

Início do conteúdo da página

Sobre a relação entre história, língua e cultura: experiência e análise intersemiótica em visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2024, 15h14 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2024, 15h17 | Acessos: 772

No dia 07 de novembro de 2024, os estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Sorocaba juntamente com os professores Arnaldo Lima,  Felipe Ramos, Marcella Lemos, Marcelo Santana e Tiago Hideo Watanabe  participaram de uma enriquecedora visita cultural à cidade de São Paulo, explorando dois dos mais emblemáticos espaços culturais da capital paulista: o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo.

Essa visita teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educativa além das salas de aula, fortalecendo a integração entre os conhecimentos acadêmicos e a vivência cultural. O contato direto com a arte e a língua é essencial para o desenvolvimento crítico e a formação cultural dos estudantes, especialmente em um momento crucial de suas vidas acadêmicas, às vésperas da conclusão do Ensino Médio.

Localizado na histórica Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é um espaço interativo e imersivo dedicado à celebração e valorização da língua portuguesa em suas diversas formas. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar exposições permanentes e temporárias que destacam a riqueza e a diversidade da nossa língua, desde suas origens até as influências contemporâneas.

A visita foi uma oportunidade única para os estudantes se conectarem com a língua de forma lúdica e educativa, ampliando sua compreensão sobre a importância da linguagem como ferramenta de expressão, comunicação e poder. A exposição sobre “Línguas africanas que fazem o Brasil” proporcionou uma fascinante viagem pelas raízes e influências culturais. A mostra destacou a rica diversidade dos povos africanos e como suas línguas, tradições e histórias contribuíram para moldar o português que conhecemos hoje.

Após essa imersão na diversidade linguística, os alunos visitaram a Pinacoteca de São Paulo, onde foram apresentados a um vasto acervo de arte brasileira. Com mais de um século de história, o museu abriga obras icônicas que vão do século XIX até a contemporaneidade.

Os estudantes tiveram a oportunidade de apreciar trabalhos de artistas renomados como Tarsila do Amaral, com a vibrante obra “A Cuca”, e Benedito Calixto, que retratou paisagens brasileiras com maestria. A visita permitiu uma análise crítica das técnicas artísticas e dos contextos históricos, conectando o conteúdo das aulas de Artes e História com as peças, que foram observadas em livros, agora observadas ao vivo.

Gostaríamos de agradecer à direção do IFSP Campus Sorocaba por viabilizar o transporte para nossa visita aos museus. A colaboração foi essencial para proporcionar essa valiosa experiência cultural aos nossos estudantes.

A visita contou com apoio financeiro disponibilizado pelo Edital No 26/2024 do Programa de Ações Universais do Campus Sorocaba, com a aprovação do projeto intitulado: “Sobre a relação entre história, língua e cultura: experiência e análise intersemiótica em visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo”, elaborado pelos Prof. Arnaldo Lima e Profa. Marcella Lemos. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página