Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NAPNE > Artigos > Sobre a relação entre história, língua e cultura: experiência e análise intersemiótica em visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo
Início do conteúdo da página

Sobre a relação entre história, língua e cultura: experiência e análise intersemiótica em visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo

No dia 07 de novembro de 2024, os estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Sorocaba juntamente com os professores Arnaldo Lima,  Felipe Ramos, Marcella Lemos, Marcelo Santana e Tiago Hideo Watanabe  participaram de uma enriquecedora visita cultural à cidade de São Paulo, explorando dois dos mais emblemáticos espaços culturais da capital paulista: o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca de São Paulo.

Essa visita teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência educativa além das salas de aula, fortalecendo a integração entre os conhecimentos acadêmicos e a vivência cultural. O contato direto com a arte e a língua é essencial para o desenvolvimento crítico e a formação cultural dos estudantes, especialmente em um momento crucial de suas vidas acadêmicas, às vésperas da conclusão do Ensino Médio.

Localizado na histórica Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é um espaço interativo e imersivo dedicado à celebração e valorização da língua portuguesa em suas diversas formas. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar exposições permanentes e temporárias que destacam a riqueza e a diversidade da nossa língua, desde suas origens até as influências contemporâneas.

A visita foi uma oportunidade única para os estudantes se conectarem com a língua de forma lúdica e educativa, ampliando sua compreensão sobre a importância da linguagem como ferramenta de expressão, comunicação e poder. A exposição sobre “Línguas africanas que fazem o Brasil” proporcionou uma fascinante viagem pelas raízes e influências culturais. A mostra destacou a rica diversidade dos povos africanos e como suas línguas, tradições e histórias contribuíram para moldar o português que conhecemos hoje.

Após essa imersão na diversidade linguística, os alunos visitaram a Pinacoteca de São Paulo, onde foram apresentados a um vasto acervo de arte brasileira. Com mais de um século de história, o museu abriga obras icônicas que vão do século XIX até a contemporaneidade.

Os estudantes tiveram a oportunidade de apreciar trabalhos de artistas renomados como Tarsila do Amaral, com a vibrante obra “A Cuca”, e Benedito Calixto, que retratou paisagens brasileiras com maestria. A visita permitiu uma análise crítica das técnicas artísticas e dos contextos históricos, conectando o conteúdo das aulas de Artes e História com as peças, que foram observadas em livros, agora observadas ao vivo.

Gostaríamos de agradecer à direção do IFSP Campus Sorocaba por viabilizar o transporte para nossa visita aos museus. A colaboração foi essencial para proporcionar essa valiosa experiência cultural aos nossos estudantes.

A visita contou com apoio financeiro disponibilizado pelo Edital No 26/2024 do Programa de Ações Universais do Campus Sorocaba, com a aprovação do projeto intitulado: “Sobre a relação entre história, língua e cultura: experiência e análise intersemiótica em visita ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca de São Paulo”, elaborado pelos Prof. Arnaldo Lima e Profa. Marcella Lemos. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página