Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NAPNE > Artigos > Professores do IFSP publicam artigo científico em revista internacional de Química Sustentável
Início do conteúdo da página

Professores do IFSP publicam artigo científico em revista internacional de Química Sustentável

Os professores Lucas Clarindo Pereira, do IFSP Campus Itapetininga, e João Lúcio de Barros, do Campus Sorocaba, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de Nagoya (Japão) e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), publicaram o artigo "Binchotan Charcoal as an Alternative to Calcined Petroleum Coke in Anodes in the Aluminum Industry" no renomado periódico internacional ACS Sustainable Chemistry & Engineering. O estudo investigou o uso do carvão vegetal binchotan como uma alternativa ao coque de petróleo calcinado na produção de ânodos para a indústria de alumínio.

A pesquisa trouxe uma solução sustentável para grandes empresas, destacando o potencial do carvão vegetal para substituir parcialmente o coque de petróleo nesse processo industrial. A publicação internacional reforça a importância de alternativas renováveis para a redução do impacto ambiental causado por materiais fósseis.

Com fator de impacto de 7,1 (2023), o periódico ACS Sustainable Chemistry & Engineering é uma importante publicação da American Chemical Society (ACS) voltada para a química sustentável, reforçando a relevância do estudo para a comunidade científica internacional.

O artigo completo está disponível para acesso em inglês através do link: (https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acssuschemeng.4c03756?ref=pdf).

Autores

Lucas C. Pereira – Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga
Cledson R. Corrêa – Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)
Kahl D. Zilnyk – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Eduardo O. Hias – Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)
Henrique C. Santos – Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)
Hiroyuki Yamamoto – Universidade de Nagoya, Japão
João L. Barros – Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Sorocaba

Fábio M. Yamaji – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba

 
 
 
Fim do conteúdo da página