Página inicial > Latest News > Nota da Reitoria do IFSP sobre atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito

IFSP se manifesta sobre ataque aos Poderes da República no último domingo (8)

Acompanhamos com indignação o gravíssimo ataque dirigido aos Poderes da República no último domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF.

As cenas lamentáveis são indiscutíveis, explicitando a violência e o desrespeito às instituições por parte de golpistas, que vandalizaram bens públicos, atacando de forma terrorista o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, rechaçando a Constituição Brasileira.

Infelizmente, a História parece mostrar que é preciso que o fascismo governe para que ele seja desmascarado e repudiado. Se no Brasil, a experiência de uma ditadura e os ataques recentes à democracia não foram suficientes para essa percepção, esperamos que as cenas deste domingo explicitem à sociedade o caráter violento e criminoso daqueles que querem impor suas ideias pela força.

Mas, para que isso ocorra, é preciso que os responsáveis pelas ações e financiamento sejam punidos, bem como responsabilizadas as autoridades coniventes.

Assim, o Instituto Federal de São Paulo, instituição pública, com mais de cinco mil servidores de Estado, mais de 50 mil estudantes que participam de uma educação pública, gratuita e de qualidade, repudia veementemente os atos terroristas praticados contra o Estado Democrático de Direito e se coloca ao lado daqueles que buscam a construção de uma sociedade próspera e igualitária.

Clamamos à nossa comunidade que se mantenha vigilante na defesa do patrimônio público e da democracia, que não tolere o discurso de ódio e defenda a Constituição e as instituições que a protegem.

Esperamos que o governo democraticamente eleito, que tomou posse no primeiro dia deste ano com uma festa popular marcada pela diversidade, aja de forma incisiva, para que o Brasil não mais tolere o intolerável.

Estejamos do lado certo da História.

Reitoria do IFSP