Página inicial > Latest News > Visita técnica à subestação de Furnas em Ibiúna (SP)

Visita técnica à subestação de Furnas em Ibiúna (SP)

Na última sexta-feira, 16 de agosto de 2022, estudantes dos 3º e 4º anos do curso técnico em eletroeletrônica integrado ao ensino médio do IFSP Sorocaba realizaram uma visita técnica à subestação de Furnas localizada no município de Ibiúna (SP), acompanhados pelos professores Felipe Ramos e Marcelo Patrício de Santana.

Durante a visita técnica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer umas das maiores subestações de energia do país, que recebe as energias provindas da hidrelétrica de Itaipu por meio de duas linhas de transmissão de ±600 kV, com extensão de 810km, do sistema de transmissão da subestação de Foz do Iguaçu (PR). Durante a visita técnica, os estudantes conheceram as instalações da subestação, como o painel de controle que é coordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) em Brasília, além dos equipamentos de um dos polos do sistema de conversão CC/CA, que opera desde 1984.