Página inicial > Edital Vagas Remanescentes Cursos de Extensão 2/2018 > Artigos > Projetos de Ações Universais são executados

Projetos de Ações Universais são executados

Em setembro de 2023 foi lançado o Edital 28/2023 das Ações Universais que visou fomentar projetos para cultura e acessibilidade do/as estudantes do câmpus. Foram executados os seguintes projetos:

Possibilidade de formação em educação inclusiva em evento científico

As estudantes de Licenciatura em Pedagogia (Isabelle Ferreira e  Isabela de Jesus Souza Branco) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Sorocaba enviaram o trabalho de conclusão de curso em formato de pesquisa e relato de experiência para o “10º Congresso Brasileiro de Educação Especial” que aconteceu entre os dias 15 a 18 de novembro. O trabalho em forma de pesquisa foi apresentado no espaço de comunicação audiovisual e o relato de experiência foi exposto na feira de posters do evento. O Congresso contou com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que discutem diversos temas sobre Educação Especial” (O Evento | CBEE 2023 (galoa.com.br)), foi um importante espaço de formação não somente acadêmica, mas também cultural. Houve a participação em mesas redondas, debates e diálogos sobre diferentes dimensões da educação especial.

Considera-se um privilégio a experiência vivenciada para a formação acadêmica, não só como congressista mas também como participante. Foi de suma importância compreender as possibilidades dentro do ramo acadêmico, seja a busca de uma formação inicial qualificada ou a continuação: Pós graduação,mestrado e doutorado, relacionando assim com as políticas sociais do Instituto Federal de promover uma formação integral ao cidadão.

Participação no CONEMAC

O projeto de extensão "Adolescência, Juventude e Possibilidades de Leitura de Mundo" aconteceu no ano de 2023 numa parceria com a Fundação Casa. Uma das ações do projeto foram as aulas de letramento crítico e literário ministradas pelas bolsistas, Brenda Franco e Tamiris Macedo, e por uma das coordenadoras do projeto, a professora Ticiane Rafaela de Andrade Moreno. Essas experiências foram levadas na forma de comunicação oral ao CONEMAC do presente ano, no qual, em meio a diversos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito de todo o IFSP, apresentaram as ações didáticas desenvolvidas no projeto, bem como percepções em torno dele. Recebemos muitas trocas e feedbacks de outros campi com relação ao projeto desenvolvido e nosso projeto foi elogiado por estar de acordo com as proposições da extensão universitária, alinhando de forma integral os pilares do ensino, pesquisa e extensão.

Acessibilidade Baixa Visão

Esse projeto possibilitou a compra de armação e lentes especiais para estudante do câmpus com diagnóstico de baixa visão, melhorando assim a acessibilidade aos conteúdos das aulas e atividades escolares.

IFSP-SOR na FLIP 2023!!!

Entre os dias 24 e 26 de novembro de 2023, as turmas do 3º ano do curso técnico integrado em Administração e do 4º ano do curso técnico integrado em Eletroeletrônica participaram entusiasticamente da 21ª Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP. Neste ano, a homenageada foi a renomada escritora modernista Patricia Galvão, conhecida como Pagu.

Nossos estudantes, que estão prestes a concluir seus cursos, tiveram a oportunidade única de vivenciar a importância da leitura, participar de debates envolvendo uma variedade de temas e aprofundar seus conhecimentos na história do nosso país. Além disso, desfrutaram das deslumbrantes paisagens e praias de Paraty.
Essa participação marcante foi viabilizada por meio de um dos projetos contemplados no Edital de Ações Universais. O projeto para a participação na FLIP foi elaborado pelo coordenador do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Professor Salatir Rodrigues Junior, com a colaboração dos professores Ronaldo Costa Amaral e Marcelo Patricio de Santana. Durante a viagem, os estudantes foram acompanhados pelos professores Arnaldo Rodrigues de Lima, Bruna Vilas Boas e Caio Cursini, pela pedagoga Tárcia Beatriz de Assis Silveira e pela estudante do curso tecnólogo em Recursos Humanos, Graziele Pedroso Prados.
Essa jornada enriquecedora proporcionou aos nossos formandos momentos inesquecíveis, repletos de história, cultura e muita diversão!!!

Baque IFSor - Oficina de Maracatu

No dia 02/12/23 foi realizada no Pólo Monsenhor do IFSP Sorocaba a Oficina de Maracatu do projeto de Ações Universais "Baque IFSOR - Oficina de Maracatu" com as integrantes do grupo Baque Mulher Sorocaba. A oficina constou de uma parte teórica apresentada em sala e, após, as oficineiras apresentaram os instrumentos e cada estudante pôde escolher qual gostaria de aprender. Assim, foram divididos em pequenos grupos e, acompanhados das oficineiras, aprenderam noções básicas de como tocar. Ao final, a turma toda se juntou e sentiu como funcionam os instrumentos juntos; logo após assistiram uma breve apresentação do grupo Baque Mulher Sorocaba. A oficina teve a participação de 20 estudantes do ensino superior e médio integrado ao técnico; a proposição foi da pedagoga Tárcia Beatriz de A. Silveira e contou com a colaboração na execução da intérprete de Libras Edma Elis M. Dias e das profissionais Kátia Braatz, Elisângela Marçura Araújo e Neusa Maria de Oliveira Maia. Foi um momento importante para difundir a cultura do maracatu e vivenciar a aprendizagem dos instrumentos.