Projeto de extensão do IFSP -Sorocaba e campanha de doação de livros pelos estudantes da Pedagogia aumentam o acervo da Fundação Casa

Em fevereiro de 2023 iniciou-se o projeto do IFSP- Sorocaba “Projeto de Extensão: Adolescência, juventude e possibilidades de leitura de mundo”, de coordenação da docente Ticiane Rafaela de Andrade Moreno e tendo como equipe as estudantes Brenda Franco e Tamiris Macedo dos Santos Silva e as docentes Andressa de Andrade e Carla Ariela Rios Vilaronga.

O projeto inicia a sua idealização a partir do acordo de cooperação PROCESSO - FUNDCASASP-PRC-2022/09992 - Termo nº 032/2022-SCP, Parecer GTAJ nº 652/2022 de 02/06/2022, Espécie: Acordo de Cooperação 1º Partícipe: Fundação CASA - SP, 2º Partícipe: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – IFSP. Tendo como Objetivo: oferta de Cursos de Extensão aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas ou estão em custódia cautelar, nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância, bem como cursos de capacitação e qualificação profissional, nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância, a funcionários da Fundação CASA. Assinatura:15/06/2022, Vigência: 15/06/2022 a 31/07/2024.
Especificamente a parceria entre Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Sorocaba se inicia após apresentação de parte da equipe pedagógica do Centro ao curso de Pedagogia do IFSP, quando exploraram as potencialidades educacionais deste espaço.
Após essa visita, docentes do câmpus de Sorocaba visitam a casa IV do centro, idealizando a proposta apresentada para esse edital, que contemplará 3 atividades centrais e demais atividades realizadas diante demanda do centro, em concordância com o objetivo central deste projeto: a oferta de Oficina e Curso de Extensão que será aberto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas ou estão em custódia cautelar, nas modalidades presencial voltados a sua ampliação curricular. Especificamente o curso Letramento: significando o dia a dia no mundo letrado, ofertar oficinas idealizadas pelos estudantes da Licenciatura em Pedagogia que contemple a leitura de mundo e a elaboração de pequenos kits pedagógicos para jovens e adolescentes que contemplem temas recentes, sejam autônomos e interativos.
A parte pedagógica do projeto acontece todas as segundas-feiras à tarde entre preparação das aulas e atividades, especificamente de letramento literário. Tem sido oportunizado aos adolescentes da Fundação Casa a oportunidade de formação leitora por meio de textos literários, entrelaçados com práticas significativas, afetivas e utilizando diversas linguagens. A proposta tem sido bem sucedida e os adolescentes têm se desenvolvido em letramento crítico. Segue abaixo alguns produtos dessas aprendizagens.

Porém, na construção desse projeto percebe-se outras ações que seriam importantes, construídas nas relações do início do projeto. Uma delas foi a falta de livros de literatura em uma das bibliotecas da instituição, sendo então foco de uma atividade realizada pelas estudantes Ana Carolina Cabrera Meiro, Julia Pereira Kowalski, Marcella de Mello Silva, Júlia Pedroso, Maria Catharina Nigro Zamur, Lívia Maria Kuniyoshi Pereira, Suellen Vitória da Silva. O objetivo da arrecadação foi ampliar o acervo disponível da sala de leitura/ biblioteca a que esses adolescentes têm acesso, consequentemente, incentivando a leitura.
Foi feita uma divulgação da arrecadação de livros através da rede social do curso de Pedagogia do IFSP-Sor e articulado entre os estudantes a logística para o recolhimento de livros doados que o doador não pudesse chegar ao Campus do Instituto Federal.

Após a arrecadação, foi feita a triagem e classificação dos livros arrecadados para organizar a entrega na Fundação CASA, sendo a entrega realizada em agosto de 2023. Os livros doados foram organizados por servidores e adolescentes da Fundação Casa, como mostra a foto enviada pelos mesmos:

Foto enviada por servidores da Fundação Casa