Página inicial > Cursos FIC > Artigos > Estudantes do IFSP - Campus Sorocaba participam de exibição de peça inspirada em álbum de Racionais MC’s

No último dia 29 de junho, estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Sorocaba  participaram da apresentação teatral que trouxe à vida o icônico álbum "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's. A iniciativa, realizada em colaboração com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, não apenas recriou a essência e a mensagem poderosa das músicas, mas também proporcionou uma plataforma para reflexão sobre questões sociais e culturais profundas.

O evento não só demonstrou o talento e a criatividade dos estudantes do IFSP Sorocaba, mas também ressaltou o compromisso da instituição com uma educação que vai além das salas de aula tradicionais. Projetos culturais como este não apenas fortalecem os laços entre a comunidade acadêmica e a sociedade, mas também promovem uma compreensão mais profunda das questões sociais através da arte e do teatro.

O secretário de administração e finanças do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Tiago Almeida do Nascimento, explica que a iniciativa é parte do compromisso da direção do Sindicato com o fomento à cultura e ressalta: “Temos um histórico em investir na cultura de Sorocaba e região desde os anos 1990, quando o espaço cultural dos metalúrgicos era coordenado pela lenda Carlos Mantovani. Mais recentemente, organizamos uma feira literária, shows para a categoria no Clube, além do Cine SMetal, que semanalmente exibe filmes nacionais”.

O diretor geral do IFSP, Denilson de Camargo Mirim, destaca que o SMetal e o IFSP já possuem parceria de longa data, inclusive, realizando um curso de pós-graduação na sede do Sindicato. “Para nós é muito importante essa parceria com o sindicato, onde há uma visão progressista da educação”, afirma.

Bruna Costa, atriz da companhia, afirma que se sentiu valorizada enquanto artista ao se apresentar no auditório do SMetal. “A gente se sentiu muito incluído nesse projeto do Sindicato de levar a arte e a cultura de maneira acessível para a população no geral”, disse.

Este projeto exemplifica o potencial transformador da educação aliada à expressão cultural, inspirando os participantes a continuar explorando novas formas de arte como ferramenta para a mudança social e pessoal. O IFSP Sorocaba continua a apoiar e incentivar iniciativas que capacitam seus estudantes a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

Fonte e matéria completa : https://smetal.org.br/imprensa/estudantes-participam-de-exibicao-de-peca-inspirada-em-album-de-racionais-mcs/