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Comunicado sobre o avanço para a 3º Etapa

Comunicado

A Direção Geral do IFSP Sorocaba reuniu-se com a comissão de retorno e recebeu nesta quarta-feira (24/11/2021) um parecer da comissão de retorno das atividades presenciais sinalizando a possibilidade de avanço para a 3º etapa, conforme previsto na Portaria nº 5227/IFSP, de 21 de setembro de 2021.

Com isso, a direção analisou o documento e realizou as adequações necessárias para que fosse apresentado para a comunidade o documento orientativo, visando a possibilidade de utilização dos espaços físicos do campus, conforme recomendações e restrições propostas pela comissão e direção.

No dia 01/12/2021 o parecer da comissão e a proposta final foi apresentada para os servidores em reunião geral, sendo comunicado o avanço para a 3º Etapa, permitindo a realização de atividades presenciais, conforme a Portaria nº 5227/IFSP. Ressaltou-se que este é um documento complementar aos demais documentos do IFSP, como o Protocolo de Biossegurança e a Portaria supra-citada.

A direção se reunirá com a comunidade externa, estudantes e pais ou responsáveis para comunicar sobre o avanço de etapa, e instruir sobre os riscos ainda presentes e as recomendações e normas que serão exigidas para as atividades presenciais.

Em nome das direções geral e adjuntas, agradecemos o empenho da comissão em analisar as etapas e proporem a documentação com as devidas orientações, e convidamos para que os demais interessados nos ajudem na fiscalização do cumprimento dos protocolos pré-estipulados.

 

Orientações para todos os servidores e estudantes

Informações gerais:

Data de início da etapa: 01 de dezembro de 2021

A gestão do câmpus recomenda que se priorize atividades de ensino utilizando os espaços abertos, podendo ser utilizados ambos os pólos para as atividades, independente da lotação do curso.

Caso haja necessidade de restrição total ou parcial (além das recomendações pré-estabelecidas) do uso de algum setor, sala ou laboratório nas dependências da instituição, a mesma será feita afixando-se as regras de utilização especificamente para aquele local, pela equipe gestora em conjunto com a comissão de retorno. Neste caso, a CAE deverá ser informada sobre as restrições de agendamento.

Devido ao longo período de distanciamento, será recomendado que as primeiras atividades presenciais, independente do objetivo, que seja priorizado num primeiro momento o devido acolhimento e receptividade para com as turmas.

Este documento é de caráter complementar aos demais documentos institucionais, baseado nas recomendações e orientações do Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP e na Portaria nº 5227/IFSP, de 21 de setembro de 2021.

Tipos de atividade permitidas:

  • Atendimento ao aluno;
  • Monitorias;
  • Projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • Orientações;
  • Atividades de recuperação paralela e recuperação extraordinária.
  • Atendimento para alunos de Estágio;
  • Apresentações de trabalhos de conclusão de curso;
  • Aulas práticas ou teóricas;
  • Aulas ou visitas a laboratórios;
  • Encontros para acolhimento e integração social.

Observações:

Nessa etapa, todas as atividades presenciais serão opcionais para os docentes e os estudantes envolvidos. Caso seja uma atividade com conteúdo obrigatório na disciplina, será necessário oferecer a mesma aula no modelo remoto para os estudantes que não puderem ou não desejarem comparecer presencialmente.

Nessa etapa, recomendamos que os professores realizem apenas atividades cuja participação presencial seja relevante, como aulas práticas e de laboratório, ou encontros com caráter de integração social.

Recomendamos que apenas os servidores e estudantes com esquema vacinal completo frequentem o câmpus nessa etapa.

Entrada e saída do câmpus:

Só será permitida a entrada de servidores e estudantes que estejam utilizando máscara (recomendação: modelo PFF2) e não apresentem sintomas gripais;

Ao entrar na instituição, o estudante ou servidor deverá realizar o seguinte procedimento:

  • Entrar no prédio utilizando a área delimitada para a entrada;
  • Limpar os pés no tapete 1 (que deverá estar molhado com uma solução de 1 parte de água sanitária para 40 partes de água);
  • Secar os pés no tapete 2.
  • Higienizar as mãos no totem de álcool em gel 1.
  • Ao sair da instituição, o estudante ou servidor deverá:
  • Higienizar as mãos no totem de álcool em gel 2;
  • Sair do prédio utilizando a área delimitada para a saída

Somente será permitido a permanência de alunos nas dependências do câmpus, durante o horário de agendamento, e acompanhado do servidor que encaminhou o convite.

Higiene pessoal:

  • Utilizar máscara (recomendação: modelo PPF2) em ambientes internos e externos, fazendo trocas periódicas (a cada 3 horas ou quando a máscara ficar úmida ou com sujeira);
  • Higienizar as mãos antes e depois de utilizar o bebedouro;
  • Utilizar o bebedouro apenas com copos e garrafas (sem usar a boca);
  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais (canetas, lápis, copos, vasilhas, etc.);
  • Evitar abraços e outros tipos de contato físico com outras pessoas.
  • É recomendado que cada pessoa (servidores, funcionários e estudantes) tragam um copo ou garrafa para se hidratarem durante o período presencial.
  • Será permitido que se traga um kit de higienização para uso individualizado.

Ventilação e higienização dos espaços:

  • Manter portas e janelas abertas, mesmo quando estiver usando ventilador ou ar-condicionado;
  • Evitar o uso de ventilador e ar condicionado em salas sem meios de ventilação e circulação do ar. Caso o ar condicionado seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros limpos, além de realizar a manutenção e limpeza dos aparelhos de ar condicionado;
  • Fazer higienização frequente das superfícies e objetos compartilhados (computadores, cadeiras, mesas, etc.) antes e após o seu uso.

Alimentação:

  • Comer no pátio, evitando espaços fechados;
  • Respeitar os espaços indicados nas mesas do pátio (evitar sentar nos bancos com marcações em X, para manter alternância).

Banheiros:

  • Recomenda-se que apenas 1 pessoa por vez utilize o banheiro;
  • Não utilizar o banheiro para higienização de recipientes que armazenam alimentos;
  • Higienizar as mãos antes e depois de utilizar o banheiro;
  • Higienizar o assento com álcool 70 antes de utilizá-lo;
  • Acionar a descarga com a tampa do vaso sanitário fechada.

Procedimento em casos suspeitos ou confirmados de COVID-19*:

  • O estudante ou servidor com suspeita deve informar a direção do câmpus imediatamente;
  • A direção deve verificar, a partir das listas de presença e da planilha de controle de atendimentos, quais pessoas tiveram contato com o estudante ou servidor com suspeita. Além do afastamento do servidor ou estudante por 14 dias, será preciso afastar todas as pessoas que tiveram contato com ele;
  • Adireçãodeve enviarboletim informativo para todo o câmpus;
  • A direção deve informar esta comissão, que irá verificar se há necessidade de fechamento do prédio e/ou suspensão das atividades durante o período.

(*) Ações recomendadas para qualquer servidor ou estudante que tenha frequentado o câmpus recentemente e que esteja com suspeita de Covid ou que tenha tido contato com alguém que teve confirmação para Covid.

Utilização dos espaços

O agendamento das atividades deverão ser realizados pelo proponente, com a Coordenação de Apoio a Ensino, em procedimento sugerido pelo setor;

Apenas servidores(as) podem agendar as salas e espaços físicos nos câmpus, devendo informar também o número de pessoas convidadas a participar da atividade.

Caso haja conflito de agendamento de sala ou outro espaço, será priorizado o primeiro agendamento.

           

Anexo 1 – Procedimento e regras dos locais e setores

           

            Procedimentos Gerais

  • Os setores devem manter atualizado, no site do IFSP Sorocaba, os dias e horários de atendimento presencial;
  • Os procedimentos específicos de cada setor poderão ser revistos e atualizados períodicamente, conforme a necessidade de atendimento aos protocolos de biossegurança.

Coordenação Sócio-Pedagógica - CSP

  • Realização de rodízio de servidores para atendimento presencial;
  • Atendimento presencial no pólo Monsenhor; mediante agendamento prévio;
  • Agendamento por e-mail: cspEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • O atendimento deve ser de 1 aluno e/ou seus responsáveis por vez;
  • Para atendimentos individuais com a psicóloga, a orientação é ser feita remotamente;
  • Servidores devem fazer controle dos atendimentos realizados no dia, com nome completo e telefone de contato dos estudantes ou responsáveis atendidos.

Coordenação de Apoio ao Ensino - CAE

  • Realização de rodízio de servidores para atendimento presencial;
  • Atendimento presencial no pólo Monsenhor; mediante agendamento prévio;
  • Agendamento por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Servidores devem fazer controle dos atendimentos realizados no dia, com nome completo e telefone de contato dos estudantes ou responsáveis atendidos.
  • Apenas servidores(as) podem agendar as salas e espaços físicos nos câmpus, devendo informar também o número de pessoas convidadas a participar da atividade.

Coordenação de Registros Acadêmicos - CRA

Coordenação de Biblioteca - CBI

  • Realização de rodízio de servidores para atendimento presencial;
  • Atendimento presencial no pólo Monsenhor e Santa Rosália mediante agendamento prévio;
  • Agendamento por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Reservas e renovações de materiais podem ser feitas através da Biblioteca Pergamum.
  • Prazo para devolução: 15 dias para alunos e 30 dias para servidores.

Instruções:

  • Os usuários (alunos e servidores) não poderão ter acesso ao acervo bibliográfico. O servidor da biblioteca irá até o acervo para retirar o material solicitado.
  • A biblioteca adquiriu uma caixa de devolução de livros que ficará do lado de fora, pela qual os usuários colocarão os materiais nessa caixa e, no dia seguinte, o servidor da biblioteca, portando luvas descartáveis e protetor facial, irá retirar os materiais das caixas e efetuar as devoluções. Esses materiais permanecerão em quarentena, ou seja, não serão inseridos no acervo.
  • Servidores devem fazer controle dos atendimentos realizados no dia, com nome completo e telefone de contato dos estudantes ou responsáveis atendidos.
  • É necessária a presença de ao menos 1 servidor (docente ou técnico) no espaço onde ocorrerá a atividade.
  • Ao organizar o agendamento das atividades, é recomendado que a CAE garanta um intervalo de pelo menos 2 horas entre os turnos, evitando aglomeração no campus e  facilitando o controle da entrada e saída de estudantes e servidores.
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