Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

 De acordo com a CAPES,

“O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).”

 

No IFSP Câmpus Sorocaba, estamos participando do Programa pela segunda vez seguida com o subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia com o qual concorremos no Edital CAPES Nº 23/2022.

 

PIBID IFSP SOROCABA

Professora Coordenadora Geral do Pibid no câmpus Sorocaba:

Andressa de Andrade - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Professora coordenadora voluntária:

Carla Ariela Rios Vilaronga - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Escolas parceiras:

E.M. Dr. Getúlio Vargas

E.M. Profª Lea Edy Alonso Saliba

Website: https://educacao.sorocaba.sp.gov.br/

 

EDIÇÃO ANTERIOR 

Para conhecer um pouco do material produzido pela equipe de estudantes do PIBID Sorocaba 2020-2021, clique no link a seguir: https://padlet.com/IFSPSorocaba/PIBID_IFSPSorocaba

 

MAIS INFORMAÇÕES 

Envie um e-mail para nossa equipe em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Acesse as informações completas sobre o PIBID no site oficial da CAPES em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid

 

 

 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP)

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

 

Professora Coordenadora Geral do Programa de RP no Câmpus Sorocaba

Profa Tamyris Bonilha - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Professora Coordenadora de Núcleo:

Profa Andrezza Moretti - e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Mais informações sobre o Residência Pedagógica

registrado em:
Fim do conteúdo da página