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Núcleo Docente Estruturante - Energias Renováveis

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento em cada curso superior do IFSP. O NDE é constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso, PPC.

O NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimento da área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Os membros do NDE do curso em questão, conforme Portaria vigente, possuem uma hora semanal como atribuição de suas atividades docentes, proporcionando reuniões periódicas e respostas rápidas às demandas dos discentes e da instituição.

São atribuições do NDE:

  1. Elaborar o PPC, definindo sua concepção e fundamentos;
  2. Realizar revisões periódicas do PPC;
  3. Contribuir para a consolidação do perfil do egresso do curso;
  4. Zelar pela integração curricular e interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes do PPC;
  5. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas da necessidade da graduação, de exigências do mundo do trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  6. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;
  7. Deliberar sobre as questões pedagógicas do curso, adendos, alterações, regulamentos e demais necessidades do PPC e de sua consecução;
  8. Realizar pesquisa de novas demandas do mundo do trabalho, incluindo a pesquisa de egresso;
  9. Atuar no processo de extraordinário aproveitamento de estudos, sob demanda do coordenador;
  10. Indicar o coordenador de curso, caso não haja candidatos aptos ou interessados durante o processo eleitoral;
  11. Realizar, em conjunto com as demais instâncias do câmpus, estudos e relatórios periódicos sobre a permanência e o êxito no curso;
  12. Verificar o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante;
  13. Elaborar e referendar relatório de adequação da bibliografia do curso (básica e complementar), comprovando sua compatibilidade, em cada bibliografia dos componentes curriculares, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.
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