Conheça o NAPNE

O NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, é um núcleo propositivo e consultivo formado por membros da CSP (Coordenadoria sociopedagógica) e por professores de diferentes áreas do saber.

O NAPNE tem como objetivo discutir e envolver a comunidade escolar em ações inclusivas, que zelem pelo acesso, permanência  e êxito dos estudantes com deficiências, temporárias ou permanentes, no âmbito educacional. Essas ações abrangem o público-alvo da educação especial e possuem desdobramentos para toda a comunidade escolar.

O núcleo é regido pela Resolução IFSP nº 137, de 4 de novembro de 2014. Em seu artigo 3º, a resolução traz como objetivos do grupo:

1. Criar a cultura da educação para a convivência, o respeito à diversidade, a promoção da acessibilidade arquitetônica, bem como a eliminação das barreiras educacionais e atitudinais, incluindo socialmente a todos por meio da educação;
  2. Prestar apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do campus;

III. Difundir e programar as diretrizes de inclusão dos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do campus;

1. Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão no IFSP;
  2. Promover a prática democrática e as ações inclusivas para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação como diretrizes do campus.

Além dos representantes citados, podem integrar a equipe outros servidores do IFSP e pessoas da comunidade escolar, preocupados com questões relativas à inclusão educacional dos estudantes.

Os integrantes do NAPNE do câmpus Sorocaba atualmente se reúnem na última terça-feira de cada mês, em reunião denominada ordinária. Além da reunião ordinária, podem ocorrer outras, denominadas extraordinárias ou ampliadas, a depender de necessidades identificadas pelos participantes.

Para conhecer todo o regulamento do NAPNE, leia a Resolução nº 137, de 4 de novembro de 2014, na íntegra em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192

Revista Napne Em Ação:

Os Napnes de cada câmpus do IFSP fomentam e propõem ao longo do desenvolvimento de suas atividades, projetos voltados para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, envolvendo servidores, estudantes, pais e comunidade externa. Buscando divulgar, interagir e difundir estes eventos, ações e atividades, o DAPE reúne anualmente os relatos produzidos por cada equipe e os faz circular como uma estratégia de disseminação de práticas para o engajamento e implementação da política da inclusão na sociedade. Veja abaixo as publicações mais recentes: