Visita técnica na Toyota

A visita técnica à fábrica da Toyota do Brasil Ltda. na cidade de Sorocaba ocorreu nos dias 23.04 e 22.05 com as turmas do 2o Ano Integrado de ADM e 3o Módulo do curso Técnico em Administração. Na visita, os alunos puderam acompanhar os processos de trabalho do departamento de Produção da empresa. Em um primeiro momento, participaram da apresentação institucional da empresa e na sequência acompanharam a linha de montagem de um produto. Em outros termos, foram apresentados aos alunos os procedimentos de trabalho das operações da Produção, isto é, todas as etapas da produção, bem como os equipamentos de segurança e vestimentas necessárias do dia a dia do trabalho dos funcionários.

Objetivo:

O objetivo é ampliar os conhecimentos do mundo do trabalho. Entende-se que a visita técnica à empresa Toyota do Brasil Ltda. possibilita promover conhecimento prático das atividades operacionais da empresa. A ação também busca apresentar os fundamentos da área de Gestão & Negócios de uma empresa multinacional. Desse modo, para além de conhecer as atividades operacionais do Departamento de Produção da empresa, a visita também possibilita ampliar o conhecimento teórico aplicado à prática da área de Administração.

Justificativa:

A empresa Toyota possui 82 anos de existência, atua em 160 países, é considerada uma das maiores montadoras de carros do mundo. No nosso país, ela exerce um papel importante na indústria nacional, sobretudo por possuir a filosofia da melhoria contínua nos processos/procedimentos de trabalho e por apresentar os resultados dessa filosofia na sua qualidade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

No Brasil, as filiais estão localizadas no estado de São Paulo, nas seguintes cidades: Sorocaba, Indaiatuba, São Bernardo do Campo e Porto Feliz. A fábrica da cidade de Sorocaba, local a ser realizado a visita técnica, foi inaugurada em 2012 e trabalha com o conceito Ecofactory, isto é, busca aplicar em suas operações “a ecoeficiência de padrão mundial, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e cidades vizinhas ou gerar risco de qualquer contaminação ambiental”, como é apresentado no site da instituição.

A fábrica da cidade de Sorocaba recebeu o investimento inicial de R$ 600 milhões para o desenvolvimento da planta e é considerada uma das mais modernas da empresa. Possui capacidade para produção de 108.000 unidades de carros e cerca de 2000 colaboradores trabalham na instituição, nos departamentos de Pesquisa & Desenvolvimento, Produção, Qualidade, Almoxarifado, Suprimentos, Depósito, Expedição, Comercial, RH, Logística e Engenharia de Segurança, dentre outros departamentos.

Desse modo, percebe-se que todas as atividades extracurriculares da visita à empresa Toyota estão alinhadas com o projeto pedagógico do curso, uma vez que complementam a formação teórica e prática dos conhecimentos da área de Gestão e Negócios e do mundo do trabalho.

::Fotos do evento::

Integrado Toyota 23.004