Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º JIF Estadual IFSP 2019 reunirá 21 câmpus

IFSP promoverá edição estadual dos Jogos dos Institutos Federais em junho e julho.

O Instituto Federal de São Paulo promove, nos meses de junho e julho, o 1º JIF Estadual IFSP 2019. As etapas estaduais serão realizadas nos Câmpus Barretos e São Paulo e reunirão 851 alunos de 21 câmpus da Instituição.

Essa é a primeira vez que o estado de São Paulo recebe os Jogos dos Institutos Federais (JIF). A etapa selecionará os alunos para a fase regional, que por sua vez encaminha os atletas em destaque para a etapa nacional.

O JIF IFSP contará com seis modalidades: Atletismo, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez. “Essas são as modalidades mais procuradas pelos nossos alunos”, explica a coordenadora de Esportes do Câmpus São Paulo, Solange Aparecida Alves.

Todos os custos que envolvem a competição, como deslocamento, alojamento e alimentação dos alunos e servidores, e a produção de material para premiação, serão cobertos pela Instituição, como explica o pró-reitor de Administração (PRA), Silmário Batista dos Santos. “A PRA e a Reitoria farão cortes internos para possibilitar essa ação para cerca de 900 alunos. Esse é um dos legados que queremos deixar: a prática de esportes como mais um meio de permanência e êxito dos alunos, dando-lhes mais uma ferramenta para se prepararem para a vida social e o mundo do trabalho”, avalia. “Além de ser um dos principais instrumentos para manter os jovens longe das drogas e manter um estilo de vida saudável”, reforça José Roberto da Silva, assessor de Administração e Finanças da PRA. 

Da esquerda para a direita: o reitor Eduardo Modena, a professora Vanessa Andrade, o assessor José Roberto da Silva, os pró-reitores Reginaldo Vitor Pereira (Ensino) e Silmário Batista dos Santos (Administração), e a professora Solange Aparecida Alves

O reitor Eduardo Antonio Modena enalteceu o poder do esporte no ganho de qualidade de vida a longo prazo por parte dos seus praticantes e a importância de oferecer, dentro da escola, outras ferramentas que contribuem para a formação plena dos estudantes. “A escola é um dos poucos lugares onde podemos deixar algo bom para a sociedade, principalmente fazer a diferença para pessoas com menos recursos. Por isso, trabalhamos para oferecer esportes, línguas, internacionalização, a oportunidade de participar de eventos em outras instituições brasileiras”, avalia.

Modena destacou que os investimentos feitos no esporte durante sua gestão têm ainda o objetivo de resgatar a prática esportiva que faz parte da Instituição. “Eu mesmo cheguei a jogar Rugby e Futebol de Campo e treinar 50 metros rasos em 1977,1978, enquanto aluno da Escola Técnica Federal”, lembra.

A professora Solange Aparecida Alves lembrou que, durante a gestão Modena, foram entregues 7 ginásios e 19 quadras (parte delas sendo concluída em 2019). Com a chegada dos educadores físicos em todos os câmpus do IFSP e a implantação e/ou aprimoramento dos servidores e da estrutura, os servidores passaram a ter condições de oferecer atividades de Educação Física e Desporto, analisa a docente. “Isso tudo gerou a demanda pelos jogos estaduais”, aponta.

Alunos do IFSP durante Jogos dos Institutos Federais em 2016

Competições

1º JIF Estadual IFSP 2019 contará com seis modalidades esportivas disputadas nos Câmpus Barretos e São Paulo. Em Barretos, as competições acontecem de 29 de junho a 2 de julho nas modalidades de Futsal e Voleibol. No Câmpus São Paulo, as disputas de Atletismo, Handebol, Tênis de Mesa e Xadrez acontecem entre 25 e 28 de julho.

No total, participarão das disputas 851 alunos dos Câmpus Avaré, Barretos, Birigui, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Guarulhos, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga. Os câmpus foram convidados a participar dos jogos por meio de chamada pública.

A etapa nacional do JIF será realizada entre os dias 29 de setembro e 12 de outubro em Guarapari, no Espírito Santo. Os atletas competirão em 11 modalidades. Por se tratar de uma edição comemorativa aos 10 anos de criação dos Institutos Federais, cada IF poderá levar um limite de 90 alunos competidores.

Solange Aparecida Alves acredita que os jogos paulistas serão um grande legado deixado pela Instituição e que as próximas edições do JIF IFSP terão uma adesão ainda maior por parte dos alunos e dos câmpus.

Servidora da Instituição há 21 anos, Solange sempre lutou pelo reconhecimento do esporte no IFSP, levando alunos dos diferentes câmpus para competições regionais e nacionais. “Lutamos muito junto a alguns câmpus e tivemos o apoio de servidores de outras áreas, não apenas de Educação Física, para que pudéssemos participar das edições passadas dos jogos, como os Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIFET), os próprios JIFs e festivais menores de modalidades classificatórias para etapas regionais”, relata.

Ao relembrar o caminho percorrido, a docente se diz muito satisfeita com a realização do 1º JIF Estadual junto à Comissão de Organização dos Jogos Estaduais do IFSP, por meio da Portaria nº 1.103 /2019. “Junto aos professores de Educação Física de todos os câmpus conquistamos a criação da comissão e dos jogos”, finaliza.

Alunos do IFSP durante Jogos dos Institutos Federais em 2014

Recursos

Os recursos necessários para a realização dos jogos serão oferecidos pela PRA e organizados pela Pró-reitoria de Ensino, por meio do Departamento de Políticas Estudantis, que, segundo o pró-reitor Reginaldo Vitor Pereira, concentra ações de 87% dos estudantes do IFSP. A coordenadora de Esporte e Cultura do Câmpus Avaré, Vanessa Mota Andrade, lembra que os estudantes serão alojados nos câmpus do IFSP sede dos jogos, uma vez que estarão em período de férias escolares, o transporte será feito com os próprios ônibus da Instituição e também com veículos contratados, e a alimentação (três refeições diárias) será disponibilizada pelas empresas que já oferecem as refeições aos câmpus.

As medalhas e os troféus dados durante a premiação também acompanharão a política de economia, mas terão um diferencial que deixarão as peças únicas. “Tentaremos utilizar materiais recicláveis e também produzir peças com impressoras 3D”, conta Vanessa.

Acompanhe mais notícias sobre o 1º JIF IFSP 2019 no site do IFSP.

Fim do conteúdo da página