Professores do IFSP publicam artigo científico em revista internacional de Química Sustentável

Os professores Lucas Clarindo Pereira, do IFSP Campus Itapetininga, e João Lúcio de Barros, do Campus Sorocaba, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de Nagoya (Japão) e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), publicaram o artigo "Binchotan Charcoal as an Alternative to Calcined Petroleum Coke in Anodes in the Aluminum Industry" no renomado periódico internacional ACS Sustainable Chemistry & Engineering. O estudo investigou o uso do carvão vegetal binchotan como uma alternativa ao coque de petróleo calcinado na produção de ânodos para a indústria de alumínio.

A pesquisa trouxe uma solução sustentável para grandes empresas, destacando o potencial do carvão vegetal para substituir parcialmente o coque de petróleo nesse processo industrial. A publicação internacional reforça a importância de alternativas renováveis para a redução do impacto ambiental causado por materiais fósseis.

Com fator de impacto de 7,1 (2023), o periódico ACS Sustainable Chemistry & Engineering é uma importante publicação da American Chemical Society (ACS) voltada para a química sustentável, reforçando a relevância do estudo para a comunidade científica internacional.

O artigo completo está disponível para acesso em inglês através do link: (https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acssuschemeng.4c03756?ref=pdf).

Lucas C. Pereira – Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga
Cledson R. Corrêa – Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)
Kahl D. Zilnyk – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Eduardo O. Hias – Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)