Aluna do Instituto Federal de Sorocaba supera dificuldades financeiras e conquista 3º lugar em campeonato de Karatê Kyokushin no ginásio do Ibirapuera

No último dia 18 de agosto de 2024, Anna Clara de Campos Gonçalves (16 anos), surpreendeu a todos ao conquistar o 3º lugar no campeonato de Karatê Kyokushin, realizado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A jovem, que cursa o 2° ano do ensino médio integrado de Administração, faixa laranja (2°), participou de sua segunda competição desde que retornou à prática do karatê após uma pausa por questões financeiras.

Anna Clara voltou aos treinos este ano graças ao projeto social "Criança que Luta Vence", de Iperó, que oferece todo o suporte necessário, como kimonos e faixas, para jovens atletas em academias como a de George Oetterer, onde ela treina sob a orientação de um sensei que ela conhecia desde a infância. "Eu voltei a praticar com um sensei quando eu era pequena na academia. Foi incrível reencontrá-lo e voltar ao tatame", relembra Anna Clara.

Apesar de ter treinado para o kata (coreografia de golpes), Anna Clara foi surpreendida ao ser informada que participaria da luta (kumite), no dia do evento. "Eu fiquei quase em pânico, mas acabei me acalmando com a ajuda do meu senpai (pessoa que iniciou antes), que também iria competir. Ele me disse que não deveria desistir e que o sensei queria ver meu progresso. Então, eu apenas fui lá e dei meu melhor", conta.

Mesmo sem a preparação específica para a luta, Anna Clara conseguiu se concentrar e enfrentou uma adversária que, segundo ela, parecia "o dobro" do seu tamanho. "Foi tanta adrenalina que me desliguei do mundo e me foquei totalmente na luta. Quando acabou, um moço me disse que eu tinha lutado muito bem, o que me surpreendeu, porque achei que tinha perdido", relata.

Para a surpresa de Anna Clara, seu nome foi chamado para o pódio, onde ela recebeu a medalha de 3º lugar. "Foi o momento mais improvável da minha vida. Eu chorei como se não acreditasse que aquilo fosse possível. Essa medalha é a mais merecida que já ganhei, não porque foi o 3º lugar, mas pelo que ela representa: a não-desistência e a importância de ter esperança."

O resultado fez Anna Clara refletir sobre uma das lições mais importantes do karatê: "A verdadeira luta não é com o oponente, mas com você mesmo; com o seu subconsciente." Esse aprendizado ficará marcado em sua jornada como atleta e como pessoa.

Anna Clara agora segue determinada a continuar se aperfeiçoando no karatê e a encarar com coragem os desafios que virão, sempre com a lembrança de que, mesmo nas adversidades, a persistência e a força de vontade podem levar a conquistas inesperadas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sorocaba, parabeniza Anna Clara pela conquista e superação.

Texto por Willy Andrade Gomes