Projeto de Extensão “Adolescência, Juventude e Possibilidades de Leitura de Mundo” contribui com a formação de estudantes do curso de Pedagogia
O projeto de extensão “Adolescência, Juventude e Possibilidades de Leitura de Mundo”, coordenado pelas professoras Ticiane Rafaela de Andrade Moreno Andressa Andrade e Carla Ariela Rios Vilaronga,e que conta com as bolsistas Brenda Franco e Tamiris Macedo dos Santos Silva, tem por uma das metas oferecer atividades de alfabetização e letramento para alunos em medidas socioeducativas na Fundação Casa em Sorocaba.
As bolsistas que atuam nesse projeto são estudantes do curso de Pedagogia e, portanto, professoras em formação. No projeto, elas preparam as aulas, confeccionam materiais didáticos e ministram atividades, sempre em parceria com a professora Ticiane e apoiadas pela equipe da Fundação Casa. Logo, além do projeto ser uma iniciativa da extensão, ultrapassando as fronteiras da própria instituição, atua duplamente no ensino - trabalhando na aprendizagem dos adolescentes que estão temporariamente na Fundação e também das estudantes de Pedagogia que desenvolvem suas capacidades docentes. Seguem alguns dos relatos das bolsistas sobre suas aprendizagens mobilizadas por meio do projeto:
“O projeto ‘Adolescência, juventude e possibilidades de leitura de mundo’ é minha segunda e mais intensa experiência de extensão na instituição. O projeto atua dialeticamente com a teoria conceituada nas aulas do curso de Pedagogia e o trabalho prático realizado na Fundação Casa.
A experiência desse projeto proporcionou acesso às visões de mundo pautadas nas desigualdades sociais vivenciadas por adolescentes que estão fora do ideal de aluno das escolas tradicionais. Desse modo, foi possível refletir sobre a importância de práticas educacionais significativas que auxiliem na construção individual dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e estão em formação subjetiva enquanto cidadãos.
Mesmo com uma equipe reduzida e com dificuldades operacionais, a equipe elaborou ações que conversaram com o contexto social dos educandos, proporcionando práticas pedagógicas potencializadoras para a construção de conhecimento dos alunos.
Com o projeto, pude compreender ainda mais a importância da extensão estar vinculada à prática social, visto que um dos pressupostos da instituição pública é seu caráter social, que contribui para transformações sociais através da educação. Estar com os adolescentes construindo trocas e possibilidades de mudança está sendo uma experiência transformadora e motivadora para minha atuação como docente em formação”, relata a estudante Brenda Franco, do segundo ano de Pedagogia.
“O projeto de extensão com o título ‘Adolescência, juventude e possibilidades de leitura de mundo’, visa realizar ações pedagógicas com o público alvo da Fundação Casa que são adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Esse projeto me fez sair da minha zona de conforto e vivenciar momentos de reflexão sobre leitura de mundo que eles trazem, pois nunca pensei em ter essa experiência. Desde que entrei no curso de pedagogia, meu foco foi sempre as crianças da educação infantil. Foi possível ver as potencialidades e capacidades que os adolescentes têm, as quais me fizeram entender que é possível educar em todos os espaços. Assim, essa experiência está promovendo reflexões e enriquecendo minha formação, pois, posso dizer que sou outra pessoa, tanto no lado pessoal como no profissional, depois da participação desse projeto.”, reflete a aluna Tamiris Macedo Santos Silva, do quarto ano de Pedagogia.
Também outros estudantes participaram do projeto de forma voluntária para expandir horizontes de novas possibilidades didáticas, estudantes esses, como a aluna Ana Laura Correa Vieira, bolsista do projeto PIBID e aluna do segundo ano de Pedagogia, que alinhou suas experiências teórico-práticas entre esses dois projetos para o desenvolvimento e confecção de atividades didáticas.
Segundo a estudante: “O projeto “Adolescência, juventude e possibilidades de leitura de mundo” liderado pela professora Ticiane e composto por duas alunas bolsistas do IFSP, oportuniza além da teoria, experiências práticas importantes que ajudaram a consolidar meu próprio processo de aprendizagem ao observar como a professora ministra a aula de acordo com a realidade dos alunos em um contexto de privação da liberdade, abandono e baixa autoestima”.
Alunas Brenda Franco e Tamiris Silva na casa 1 da Fundação Casa de Sorocaba em uma das aulas do projeto. |
Reunião de preparação do projeto, em que são confeccionadas atividades, planos de aula, materiais e veiculadas reflexões e proposições
O contexto do projeto também foi palco de estudo didático da disciplina “Fundamentos e Práticas em Educação Online” ministrada no quarto ano de Pedagogia, pelas professoras Andressa Andrade e Carla Vilaronga, na qual foi proposto aos estudantes que elaborassem um curso EaD para ser aplicado aos adolescentes que estão na Fundação Casa. Foi elaborado um curso MOOC (Cursos Online, Abertos e Massivos, do inglês: Massive Open Online Courses) com o objetivo de desenvolver o letramento desses estudantes. Esse curso está sendo projetado a partir do gênero textual “Diário” de uma forma significativa e crítica.
A pesquisa é igualmente uma vertente desse projeto, pois através das aprendizagens desenvolvidas, divulgamos e relacionamos o projeto com leituras e teorias da área. Na Semana da Pedagogia, no I Seminário Acadêmico e de Estágios, apresentamos uma comunicação sobre as atividades desenvolvidas no projeto. Também foi autorizado a elaboração de um Relato de Experiência feito pela bolsista Tamiris Macedo dos Santos Silva, observando as leituras de mundo que os adolescentes trazem a partir do letramento literário realizado pelo projeto. Uma das metas da divulgação desse relatório é apresentá-los no evento de extensão realizado pelo IFSP.
Alunas Brenda Franco e Tamires Silva apresentando o relato de experiência do projeto no I Seminário Acadêmico e de Estágios. |
Redes Sociais