Tecnologia Assistiva e Recursos Pedagógicos Adaptados – Atividades do Mês de Março

Licenciatura em Pedagogia

No dia 14 de março recebemos a palestrante e Natacha Harumi Ota (doutoranda da USP em tecnologias assistivas) que mostrou na disciplina de tecnologia assistiva diferentes recursos confeccionados com impressora 3D. A atividade foi mediada pelo professor Sérgio Shimura (IFSP Sorocaba), com o intuito de discutirmos o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva: importância das parcerias. O tema mobilizou nos estudantes a vontade de conhecer mais e de explorar as impressoras 3D existentes no campus, vontade que será mobilizada por novas parcerias.

Audiodescrição: Natacha Harumi Ota aparece ao fundo da sala em pé, ao lado do dos slides projetados. Olhando para ela, estudantes do curso de Pedagogia sentados em cadeiras e carteiras de estudantes. Natacha tem cabelos loiros, traços orientais, e veste camiseta e calça pretas. Os estudantes em sua maioria são mulheres.

No mês de março também exploramos nas disciplinas diferentes adaptadores e recursos de acessibilidade física, como os adaptadores de lápis. Essa aquisição de materiais para exploração em aula pelos estudantes da disciplina contribuiu para a acessibilidade de um estudante do curso noturno, possibilitando, em parceria com o NAPNE- Sorocaba, a teoria vista e o uso na prática dentro da própria instituição, no dia a dia da sala de aula.

Audiodescrição: Estudante homem, pele clara, com cabelos e barbas pretas e um pouco grisalha, está usando uma camisa preta, assim como um relógio de pulso preto. Usa um adaptador de escrita de silicone no lápis, seus dedos estão encaixados em 3 aberturas.
Nome do estudante: Efrem Davi Albino de Oliveira
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Audiodescrição: Adaptadores de escrita de silicone, possuem 3 aberturas para encaixe para os dedos, que pode ser colocado no lápis ou caneta. Um na cor azul e outro na cor laranja apoiados em uma mesa de maneira.

No dia 21 março tivemos a palestra com o Jairo Maurano (Mestre em Educação Especial pela UFSCar), explorando o uso de leitores de tela, possibilidades e desafios. Foi mais uma atividade de grande aprendizado, mostrando que o conhecimento se constrói de maneira coletiva e por meio de diálogos.

Audiodescrição: Jairo é um homem branco, cabelos grisalhos, está em pé em frente a uma mesa com equipamentos eletrônicos. Usa uma camisa na cor rosa, uma calça e um tênis preto. Ao lado da mesa, temos uma bolsa preta no chão. Olhando para ele, temos duas estudantes mulheres do curso de pedagogia sentadas numa cadeira.
Audiodescrição: Jairo está palestrando para os estudantes, está em frente a sala, e observamos estudantes do curso de pedagogia sentadas na parede olhando para o palestrante.

Recebemos também alguns materiais do Centro Tecnológico de Acessibilidade- CTA, do IFRS, que tem sido explorados pelos estudantes. https://cta.ifrs.edu.br/

Audiodescrição: Foto da estudante Ana Sara, explorando um jogo quebra cabeça com peças em relevo.
Nome do estudante: Efrem Davi Albino de Oliveira
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Audiodescrição: Foto da estudante Joelma explorando um jogo quebra cabeça com peças em relevo.

A disciplina Tecnologia assistiva e recursos pedagógicos adaptados faz parte da grade do curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus, idealizada em consonância com a demanda local e com os conhecimentos da docente Mary Grace Andrioli (docente do IFSP). Nesse semestre, a disciplina vem sendo ministrada pela professora Carla Ariela Rios Vilaronga (docente IFSP- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ) para os estudantes do 4º ano e para interessados da equipe do NAPNE.
Todas as fotos foram autorizadas pelos estudantes e convidados.