Estudantes do IFSP Sorocaba são premiados no desafio 4.0i

Mais de 100 estudantes se inscreveram para participar da 1ª edição do Desafio 4.i, uma iniciativa que propõe a solução de problemas trazidos por empresas para grupos de alunos inscritos, sob a mentoria de professores e consultores. Dez equipes chegaram à final e três delas foram premiadas, em solenidade realizada no fim da tarde desta quinta-feira (25), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
O programa, realizado pelo PTS, Centro de Excelência em Tecnologia (CET 4.0) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o apoio da Prefeitura e Instituições de ensino, dentre elas o IFSP- Câmpus Sorocaba, teve como objetivo estimular a inovação, a qualificação de talentos e contribuir para o desenvolvimento e a consolidação de uma indústria mais forte e competitiva.
Os estudantes tinham 48 horas para solucionar um desafio proposto pelas empresas que integravam o projeto. Os resultados surpreenderam, conforme o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Tadeu Cancellara. “Trata-se de um programa inédito no Estado de São Paulo, que deu muito certo”, afirmou na abertura do evento. “Conseguimos despertar os jovens para ajudar na resolução dos problemas que existem no dia da dia das empresas. Tínhamos de escolher três vencedores, mas os dez resultados foram excelentes”, completou.
Assim, em primeiro lugar ficou o projeto “Automação de Escolha de Ferramentas em Processos de Torque”, da empresa Systek Tecnologia, apresentado pelos estudantes Eduardo Inacio, Guilherme Ginack e Mauro Felipe Rosa. Em segundo lugar, “Torrador de Café 4.0”, da Casa Arábica, solucionado por Helder Alves e Matheus Barros (IFSP- Câmpuis Sorocaba). Em terceiro lugar, “Sensor de Presença de Veículo para Estacionamento de Centro Urbano”, da Conte Smart, de Daniel Souza, Rian Rodrigues e Sophia Pompeu (IFSP- Câmpus Sorocaba).
No Desafio 4.i, os participantes tinham como missão buscar soluções inovadoras nas áreas de desenvolvimento de aplicativos, eficiência energética, eficiência de equipamentos e desenvolvimento ou melhoria de produtos, equipamentos e dispositivos.
O Diretor Geral do IFSP Câmpus Sorocaba, prof. Denilson C. Mirim e o coordenador de pesquisas, Prof. Sergio Shimura estiveram presentes na solenidade de premiação e ressaltaram a importância da interação entre as instituições de ensino e os arranjos produtivos locais (APLs), principalmente por trazer aos estudantes e empresas a proposta de resolução de problemas reais com base em soluções que aportam as novas tecnologias 4.0.
Além dos 2° e 3º lugares, o IFSP Câmpus Sorocaba teve mais 7 estudantes participantes da etapa final do desafio, Emily Kaori Uehara Soares, Gustavo Henrique Moreira, Lucas Reis Cruz, Pedro Vítor Moreira Rosa, Samuel Lucas Godoi de Arruda, Maria Rosvani Roque de Lima, Olindo Rodrigues da Silva. O coordenador do PTS e do CET 4.0, Bruno Leite, anunciou que a próxima edição do Desafio 4.i está prevista para maio de 2022 e, desta vez, será presencial, já que o programa deste ano teve de ser realizado de forma on-line.

desafio industria 4i 1

desafio industria 4i 2desafio industria 4i 3desafio industria 4i 4