Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Submenulink > Nota da Presidência do Conselho Superior
Início do conteúdo da página

Nota da Presidência do Conselho Superior

Diante dos recentes eventos relativos ao processo de escolha de dirigentes nas Instituições Federais de Educação, no intuito de informar a comunidade acadêmica, bem como zelar pelas instâncias colegiadas do IFSP, reiterando a relevância de seu Conselho Superior – Consup e a atuação de seus conselheiros, a Presidência do Consup – IFSP torna pública a nota a seguir.

Até 1º de junho de 2020, estávamos sob vigência da MP 914, publicada em 24 de dezembro de 2019, que acabava com a paridade dos votos de docentes, técnicos administrativos e alunos, extinguia a eleição de diretores-gerais e criava a lista tríplice para reitor. Era um escárnio, um ataque à democracia, afronta à autonomia universitária e nítida intervenção nos IFs.

Com duas semanas de antecedência, a presidência do Consup pautou o Conselho para levar informes, alertando para a data de caducidade da MP 914, bem como sobre as discussões no âmbito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), visando à preservação da democracia nos IFs.

Foi lembrado aos conselheiros e conselheiras, o que deve estar claro à comunidade acadêmica, que:

Deflagrar o processo eleitoral, deliberar e acompanhar o código eleitoral são tarefas legalmente previstas com exclusividade para o Conselho Superior;
Deflagrado o processo eleitoral, ele deverá ser concluído em até 90 dias;
O processo de escolha de dirigentes nos IFs está previsto na Lei nº 892, mas é regulamentado por um Decreto, no 6986/2009. É no decreto, por exemplo, que está a garantia de que o processo de escolha indicará um único candidato para o cargo, e não uma lista de candidatos para que dela o presidente possa escolher o reitor que bem lhe aprouver;
Não seria possível emitir nova MP sobre o tema no ano vigente, mas um decreto é de competência do governo, não depende do Congresso.
Foram realizadas três reuniões do Consup–IFSP com essa pauta, em 20 de maio, 2 e 9 de junho. Quatro IFs deflagraram seus processos no período, após a perda de validade da MP 914: IFNMG em 2 de junho, IFMA, em 03 de junho, IFRR, em 04 de junho, e o IFFar em 05 de junho.

Os Chefes das Procuradorias Federais junto ao IFRR, IFMA, IFSP, IFFar e IFNMG elaboraram um parecer sobre a legalidade de adoção de consulta eletrônica/virtual à comunidade escolar, apontando a legalidade desde que, entre outros pontos, o software ou sistema a ser adotado seja “capaz de garantir ao processo: a) acessibilidade, b) transparência, c) confidencialidade do voto, d) autenticidade, e) possibilidade de auditoria; f) integridade”.

Por pedido de uma conselheira, houve reunião extraordinária em 9 de junho, com discussão dessa pauta. Foram convidados, para dar esclarecimentos sobre pleitos anteriores, ex-candidatos aos cargos de reitor, bem como o Diretor de Tecnologia da Informação do IFSP e o Procurador Federal junto ao IFSP, os quais tiraram dúvidas dos conselheiros sobre detalhes dos pleitos anteriores, das questões legais supracitadas e de questões técnicas, inclusive informando sobre os sistemas que estão sendo escolhidos pelos IFs que estão deflagrando seus processos.

Houve votação sobre deflagrar ou não naquele momento o processo eleitoral, sendo a decisão do Consup,  por 15 votos a 7, contrária à deflagração.

Entre os argumentos apresentados pelos favoráveis à deflagração estava, em primeiro lugar, a necessidade de evitar o risco de interferência do governo no processo, alterando as regras e o caráter democrático da escolha de dirigentes, o que poderia ser feito com a emissão de um novo decreto governamental, após a perda da validade da MP 914. Além disso, considerando o período de Pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, que pode se estender por meses, o código eleitoral deveria levar em conta, de todo modo, essa especificidade, cabendo ao próprio conselho orientar para que a Comissão Central eleita elaborasse o código eleitoral mais equânime e isonômico possível.

Já os conselheiros contrários argumentaram que era improvável a agilidade do governo para tentar nova alteração, considerando sua desarticulação no momento; que não seria responsabilidade do Conselho, mas do governo, caso isso acontecesse; também foi levantada a preocupação com a participação isonômica da comunidade acadêmica, entendendo-se que “o processo eleitoral tem que ser justo, transparente, seguro e representativo”, conforme nota de esclarecimento publicada por grupo de conselheiros.

No dia seguinte a essa reunião, em 10 de junho, o governo publicou a MP 979, dando poderes ao ministro da Educação para nomear reitores nas universidades e institutos federais durante a pandemia de covid-19, sem que haja consulta à comunidade.

Felizmente, houve rápida comoção contra a MP 979, com manifestações do Conif, entre outras instituições, e a devolução da MP ao Executivo pelo Presidente do Congresso.

Porém, cumpre alertar que, para o caso dos Institutos Federais, a publicação de um novo decreto, que substitua o de nº 6986, seria suficiente para mudar o que é, hoje, o processo mais democrático de escolha nas Instituições Federais de Ensino.

Além disso, ao destacar a autonomia do Conselho Superior do IFSP, e que cumpre a ele tanto deflagrar o processo de escolha quanto aprovar o seu Código Eleitoral, o qual o Conselho, junto à comunidade, representada pela Comissão Central, tem a capacidade de fazer o mais “justo, transparente, seguro e representativo”, opomo-nos inclusive ao argumento do próprio governo, de que a MP 979 seria necessária por não ser possível a garantia da consulta democrática com o necessário distanciamento social.

A Presidência do Consup lamenta que, apesar das mudanças efetivadas pela gestão atual do IFSP, tendo por premissa a gestão democrática, como por exemplo o direito de voz aos conselheiros suplentes e a transmissão das reunião do Conselho, a audiência seja baixa, considerando o número de servidores e alunos da instituição.

Nesse sentido, diante da disseminação de notas, textos e relatos identificados por composições com o termo “CONSUP”, cumpre informar à comunidade que o Conselho Superior – Consup do IFSP é um só, sendo que uma nota do Consup passará, necessariamente, pelo pleno do Conselho. Da mesma forma que esta é uma nota da Presidência do Consup, à qual seu presidente subscreve.

Sendo um só, caberá a este Conselho, a seus conselheiros e conselheiras, a deflagração do processo eleitoral, no momento em que achar conveniente, bem como orientar diretrizes para a Comissão Central e aprovar o Código Eleitoral que, considerando a conjuntura política nacional e o atual momento de crise sanitária, permita um processo “justo, transparente, seguro e representativo”.

Com isso, a Presidência do Consup espera ter informado a comunidade, para que esta possa transmitir seu posicionamento aos conselheiros e conselheiras, que são seus representantes, para que esses desenvolvam da melhor forma sua responsabilidade junto à Instituição, e consigamos defender a democracia neste momento de tentativas intervencionistas.

Professor Eduardo Antonio Modena

     Presidente do Consup e Reitor do IFSP

Fim do conteúdo da página