Página inicial > Submenulink > Alunos do IFSP ganham primeiro lugar em torneio de robótica

Alunos do IFSP ganham primeiro lugar em torneio de robótica

LIDE: O torneio ocorreu entre os dias 27 e 30 de abril de 2024, em Mogi das Cruzes-SP. Com essa vitória, se classificaram para competições que ocorrerão no México e na Colômbia.

Ato da entrega da premiação

No último dia 27, alunos do IFSP - Campus Sorocaba participaram do torneio RSM Challenge Internacional 2024, que ocorreu na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Essa competição contou com mais de 700 competidores, em diversas categorias.

A equipe DragonBotZ, representando o IFSP, foi campeã na categoria de sumô 750g R/C Jr., que contou com 16 robôs de inúmeras instituições, tanto do Brasil, quanto do exterior. A DragonBotZ se tornando a unica equipe bi-campeã da categoria.

A competição ocorre anualmente em Mogi das Cruzes, que foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte e conta com a participação de diversos países da américa Latina, como Peru, México, Chile, Colômbia e Equador, com categorias divididas entre sumô, combate, hóquei, futebol e seguidor de linha.

Robô Sr. Kaiô, campeão da categoria de Sumô 750g.

Com essa conquista, a equipe se classificou para as competições Runibot, na Colômbia e Robot Rumble, no México, que serão realizadas no ano que vem (2025). Como premiação pela classificação, ganharão hospedagem e inscrições para ir até a Colômbia; ainda sim precisam do custeio das passagens- para tanto, pretendem utilizar o edital Nº02/2024 INOVA-RET, com recursos da SETEC/MEC e operacionalizado pelo IFSP, que permite a ida de equipes de competições a torneios que ocorrerão no exterior.

Do projeto

A DragonBotZ é advinda da necessidade dos alunos do G.E.R.A. (Grupo de Estudos de Robótica Avançada, projeto extensionista do Campus) praticarem os conhecimentos, estudos e pesquisas realizadas. Este projeto extensionista, por sua vez, é trazido do Campus Avaré do IFSP, sendo que as equipes atuam em conjunto no processo de preparação para as competições, assim como dão suporte mútuo nas disputas, configurando projeto multicampi, permitindo a troca de projetos resultantes de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias aplicadas às competições.

Foram convidados para competições como a StreetBotz, organizada pelo influenciador digital Rato Borrachudo, que conta com mais de 3,6 milhões de seguidores no Youtube.

Siga-os no Instagram!