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Núcleo Docente Estruturante - Pedagogia

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão consultivo e de assessoramento em cada curso superior do IFSP. O NDE é constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso.
Os membros do NDE do curso em questão, conforme Portaria vigente, possuem uma hora semanal como atribuição de suas atividades docentes, tempo que propicia reuniões periódicas e respostas rápidas às demandas dos discentes e da instituição.
São atribuições do NDE:
I. Elaborar o PPC, definindo sua concepção e fundamentos;
II. Realizar revisões periódicas do PPC;
III. Contribuir para a consolidação do perfil do egresso do curso;
IV. Zelar pela integração curricular e interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes do PPC;
V. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas da necessidade da graduação, de exigências do mundo do trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
VI. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;
VII. Deliberar sobre as questões pedagógicas do curso, adendos, alterações, regulamentos e demais necessidades do PPC e de sua consecução;
VIII. Realizar pesquisa de novas demandas do mundo do trabalho, incluindo a pesquisa de egresso;
IX. Atuar no processo de extraordinário aproveitamento de estudos, sob demanda do coordenador;
X. Indicar o coordenador de curso, caso não haja candidatos aptos ou interessados durante o processo eleitoral;
XI. Realizar, em conjunto com as demais instâncias do câmpus, estudos e relatórios periódicos sobre a permanência e o êxito no curso;
XII. Verificar o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante;
XIII. Elaborar e referendar relatório de adequação da bibliografia do curso (básica e complementar), comprovando sua compatibilidade, em cada bibliografia dos componentes curriculares, entre o número de vagas autorizadas (do próprio curso e de outros que utilizem os títulos) e a quantidade de exemplares por título (ou assinatura de acesso) disponível no acervo.

 

 

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