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Perfil do Egresso - Pedagogia

O perfil do egresso foi concebido considerando-se o projeto pedagógico do curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada (Resolução no 2, de 1 de julho de 2015).
No IFSP Sorocaba, o curso de Pedagogia deve ir além da certificação para a docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para a gestão de instituições escolares. Conforme relatado anteriormente, há uma forte demanda por profissionais que
saibam lidar com desafios do nosso tempo, especialmente no que se refere à Educação Infantil e ao atendimento a estudantes público-alvo da Educação Especial. Para tal, é preciso ter uma sólida formação teórico-prática e uma perspectiva investigativa que considere a complexidade do trabalho pedagógico ao lidar com um público cada vez mais diverso.
Assim, o licenciado em Pedagogia é capaz de:


● Atuar na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, sabendo investigar, identificar, refletir, intervir e desenvolver propostas criativas e respaldadas em um sólido referencial teórico construído ao longo de sua formação;


● Atuar na docência e gestão de sala de aula em uma perspectiva inclusiva, propondo projetos e outras situações de aprendizagem para os estudantes público-alvo da Educação Especial (2008) junto aos demais estudantes matriculados no ensino comum, garantindo a todos currículo, métodos e estratégias apropriadas, de modo a garantir o direito de todos à educação;


● Atuar na coordenação pedagógica, gestão escolar, supervisão de ensino e orientação pedagógica em uma perspectiva democrática, sendo capaz de construir e valorizar os saberes docentes, bem como intervir de forma a contribuir com o desenvolvimento profissional de todos e a melhoria da qualidade educativa;


● Atuar na formulação e desenvolvimento de projetos e/ou gestão em instituições de educação formal e/ou não formal, contribuindo especialmente com o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social;


● Atuar no desenvolvimento de materiais pedagógicos, seja na produção de conteúdos, roteiros ou mesmo confecção de recursos, inclusive digitais, em colaboração com profissionais de diferentes áreas;

● Atuar em consultorias pedagógicas nos diferentes níveis da educação básica,  superior, profissional, nas secretarias de educação, diretorias de ensino, redes de educação, bem como nas modalidades on-line, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, contribuindo com uma perspectiva de educação emancipadora, multi, inter e transdisciplinar;


● Atuar em serviços de apoio pedagógico em parceria colaborativa com profissionais especializados no público-alvo da Educação Especial (estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação), com foco na aprendizagem dos estudantes, bem como sua permanência, êxito e progresso na escola comum;


● Contribuir com a melhoria da educação pública, por meio de uma atuação política, ativa e crítica, participando de debates, eventos, congressos científicos, audiências públicas, em diferentes espaços e instâncias, que favoreçam a construção de ideias e a elaboração de propostas em uma perspectiva democrática e emancipadora, especialmente no que se refere à defesa da educação como um direito de todos.

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