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Objetivos do Curso

O Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia visa formar profissionais para atuar no exercício da docência: na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas diferentes modalidades educacionais, na gestão escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva investigativa, inovadora, inclusiva e democrática.

Objetivo(s) Específico(s)

✔ Promover o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes no que se refere aos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, em uma perspectiva inclusiva, que valorize as diferentes áreas do conhecimento, suas linguagens, códigos e tecnologias;
✔ Identificar demandas educacionais a partir dos desafios localizados nas vivências em estágio supervisionado, nas pesquisas e observação do cotidiano educacional e/ou vivências teórico-práticas, bem como propor intervenções apoiadas por fundamentação teórica;
✔ Compreender, valorizar e atuar sobre os processos de gestão escolar, em uma perspectiva democrática, entendendo os diferentes papéis assumidos pelo Pedagogo em instituições de educação formal e não formal;
✔ Compreender, reconhecer e valorizar o papel do educador, especialmente na formação de estudantes da Educação Básica, a partir de uma concepção ampla e contextualizada de ensino e aprendizagem, que garanta inclusão daqueles que apresentam deficiências, necessidades educacionais específicas, defasagens de aprendizagem, dos que estão em situações de vulnerabilidade social, de privação de liberdade e dos que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
✔ Atuar com compromisso e compreender a responsabilidade do seu papel como futuro (a) Pedagogo (a) com relação a aspectos éticos, com vistas à construção de uma sociedade mais justa, democrática e pautada na igualdade de oportunidades e nos direitos humanos;
✔ Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos, aspectos teóricos e práticos relacionados ao ensino e aprendizagem, em uma perspectiva interdisciplinar, acessível, investigativa e autoral;
✔ Saber avaliar, utilizar e desenvolver de forma crítica recursos educacionais e tecnologias em processos didático-pedagógicos como forma de favorecer a aprendizagem dos estudantes, em uma perspectiva de autoria e participação criadora;
✔ Saber utilizar recursos e estratégias de mediação pedagógica e construção de materiais pedagógicos educacionais, bem como propostas e atividades para atuação em projetos ligados à Cultura Digital, Tecnologias e Educação à distância;
✔ Saber analisar criticamente materiais pedagógicos educacionais, bem como desenvolver projetos e propostas educativas acessíveis, materiais impressos, digitais, jogos e recursos diversos que possam favorecer a aprendizagem de todos os estudantes, bem como realizar adaptações para o público-alvo da Educação Especial que necessitem de uma perspectiva inclusiva;
✔ Compreender e implementar propostas pautadas nos princípios da educação inclusiva, favorecendo as diferentes potencialidades dos alunos, o acesso ao currículo e à aprendizagem, a permanência e continuidade dos estudos;
✔ Compreender o trabalho como princípio educativo ao longo da própria formação e no contexto da educação profissional e da educação de jovens e adultos;
✔ Conhecer, refletir e analisar criticamente documentos legais, diretrizes curriculares e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a partir de referencial teórico e leitura do contexto sócio-histórico em que tais documentos estão inseridos;
✔ Compreender a relevância de comprometer-se com a continuidade da própria formação, entendendo-a como um processo permanente de formação teórica e de reflexão sobre a prática em uma perspectiva investigativa.

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