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Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.

Esse tipo de atendimento visa possibilitar a criação, o desenvolvimento e a implantação de recursos pedagógicos e de acessibilidade para eliminar barreiras que abram espaço para a plena participação de todos os estudantes no processo ensino-aprendizagem, considerando suas necessidades educacionais específicas, suas potencialidades, e não suas deficiências. Com esse atendimento complementar e/ou suplementar à formação, promove-se a autonomia e a independência do estudante na escola, na vida familiar e no mundo do trabalho.

 

Para saber mais sobre o AEE, consulte as Diretrizes operacionais da educação especial para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica no site http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192 

 

O IFSP possui alguns desafios em relação à oferta do AEE, por não ter profissionais especializados e em dedicação exclusiva para esta atuação.

No câmpus Sorocaba há um Núcleo do Napne (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) formados por servidores do sociopedagogico e docentes. Este núcleo reúne-se mensalmente com o intuito de identificar as demandas na melhoria do atendimento ofertado aos estudantes público-alvo do Napne, e desenvolver propostas em parceria com a gestão do câmpus, coordenações de curso e demais docentes. 

 

Porém é importante considerar que o AEE é um direito do estudante e dever institucional. Assim, a garantia do AEE no campus Sorocaba deve ocorrer de forma colaborativa por diferentes responsáveis: docentes, coordenadores de curso, sociopedagógico, equipe gestora e servidores dos demais setores, além dos que fazem parte do Napne. 

  • Docentes: são responsáveis pelos estudantes e buscam planejar aulas acessíveis e inclusivas, bem como atuam de forma colaborativa na elaboração de Plano de Ensino Individualizado, sempre que necessário;
  • Coordenadores de curso: identificam as demandas dos estudantes, barreiras enfrentadas e desafios apresentados pelos docentes e em seguida promovem a articulação com os setores competentes visando garantir a aprendizagem, permanência e êxito dos estudantes;
  • Sociopedagógico: é composto por duas assistentes sociais, duas pedagogas, uma psicóloga e uma intérprete de Libras. Prestam atendimento multidisciplinar, identificam as demandas dos estudantes, apoiam na organização de estudos, acolhimento e diversas outras estratégias. As integrantes do sociopedagógico também compõem o Napne;
  • Equipe gestora: a partir dos relatórios e demandas apresentadas pelos diferentes setores, é responsável por disponibilizar orçamento, condições de trabalho, recursos e engajamento dos servidores de modo a garantir a inclusão de todos os estudantes, além de acompanhar o trabalho realizado no câmpus especialmente no que se refere a permanência e êxito;
  • Napne: é o núcleo que articula as ações inclusivas no câmpus. tem como objetivo discutir e envolver a comunidade escolar em ações inclusivas, que zelem pelo acesso, permanência  e êxito dos estudantes com deficiências, temporárias ou permanentes, no âmbito educacional. Essas ações abrangem o público-alvo da educação especial e possuem desdobramentos para toda a comunidade escolar. Mais informações estão no link do Napne [Acesse aqui] e da Resolução http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192  
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