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G.E.R.A.

 

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1.VISÃO DO PROJETO

Este projeto tem como visão o desenvolvimento de pesquisas e eventos na área da robótica, possibilitando que os alunos, professores e técnicos apliquem seus conhecimentos tanto na gestão do grupo como no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas em robótica.

  1. MISSÃO DO PROJETO

  Esse projeto tem como missão a criação e participação em eventos e competições de robótica, que possibilitará ao grupo estar sempre a procura de superar desafios e possibilitar o desenvolvimento de projetos de extensão e parcerias com a comunidade externa. Este projeto permitirá a criação de diversos artigos científicos na área da robótica, eletrônica, mecânica e administração.

  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO

3.1 O G.E.R.A – Grupo de Estudos de Robótica Avançada

O GERA foi fundado no dia 29 de janeiro de 2014, com o objetivo dos alunos do cursos integrado de mecatrônica do Instituto Federal de São Paulo Campus Avaré, desenvolverem seus conhecimentos na área da robótica, programação, eletrônica e mecânica; por meio de pesquisas, ampliando tanto conhecimentos teóricos como práticos.

Atualmente, no campus de Sorocaba do Instituto Federal, o grupo é constituído de aproximadamente 20 pessoas, estando livre para qualquer inclusão ou modificação. Os discentes se reúnem diariamente em um laboratório reservado para o desenvolvimento estudantil e científico e conta com o auxilio de diversos profissionais com grande experiência em diversos ramos.

Os estudantes aprendem processos industriais e eletrônicos, integrando assim, conhecimentos de várias áreas. Isto inclui matérias como computação (linguagens de programação), matemática (cálculo integral e diferencial), física (pneumática, hidráulica, termodinâmica, tecnologia dos materiais), química, eletrônica e elétrica (sistemas digitais, micro controladores, eletrônica digital), mecânica (desenho técnico mecânico, metrologia, dinâmica em máquinas) e Metodologia Científica (leitura e elaboração de artigos científicos para apresentação e publicação), entre outras, beneficiando, consequentemente, o engajamento de novos conceitos práticos.

Para esse trabalho, a equipe necessita de apoio tanto governamental (instituição, agências de fomento) como empresarial (regional) para que os alunos possam desenvolver melhor seus projetos e trabalhos de pesquisa.

3.2 JUSTIFICATIVAS

Os alunos dos cursos técnicos nem sempre conseguem aplicar todo o conhecimento adquirido na teoria em atividades práticas, e podem ainda não possuir motivações para pesquisar assuntos referentes as matérias lecionadas ou até mesmo conteúdos complementares que não fazem parte de sua grade curricular. Esta proposta vem de encontro com esta necessidade, possibilitando a criação de eventos e competições, motivando e despertando o interesse do aluno para diversas áreas da robótica. Outra necessidade encontrada por estes alunos, é a de ter estímulos parecidos com as encontradas no mercado de trabalho, desenvolvendo trabalhos em grupo e utilizando conceitos de administração para a gerencia do grupo.

 

3.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A utilização para este grupo de pesquisa é ilimitada, podendo desenvolver projetos de pesquisas na área da robótica, Segundo Nacim (2010) a robótica é um campo interdisciplinar, complexo e potente, que considerando as demandas educacionais atuais conseguem contribuir para o ensino de diversos componentes curriculares. Como cita Danilo (2014) o espírito cooperativo e coletivo que um grupo de robótica desenvolve, está presente desde a concepção do projeto até o término da experiência, potencializando as formas lúdicas de relacionamento entre o aluno e o conhecimento, transformando a aprendizagem em algo divertido e tornando os princípios de ciência e tecnologia mais acessíveis a todos. Outro foco que se pretende dar com o Gera, é a criação e participação de eventos e competições de robótica. “A robótica motiva pessoas de todas as idades, seja alunos, professores, ou mesmo os pais que acompanham o desenrolar de uma competição de robótica com entusiasmo e emoção”(AROCA et al, 2014). Para Passold (2006) este tipo de desafio possibilita que os alunos agregam experiência e conhecimentos de diversos níveis, podendo ressaltar as capacidades e habilidades individuais de cada um, ressaltando o resultado positivo de um trabalho em equipe. Passold (2006) ainda ressalta que estas competições tendem a aumentar, e até mesmo despertar, o interesse dos alunos pelas diversas áreas da robótica.

3.4 OBJETIVOS

O objetivo principal deste projeto é desenvolver atividades estimulantes com os alunos voltadas para a área da robótica, com criação e participações de eventos, competições e congressos, desenvolvendo protótipos e trabalhos acadêmicos e pesquisas nas diversas áreas da robótica com o intuito de obter um volume satisfatório de publicações de artigos científicos. Tem como objetivo secundário, o desenvolvimento de noções de trabalhos e dinâmicas em grupo e a aplicação de técnicas de administração. O aluno poderá utilizar o programa, junto com o orientador participante, para desenvolver pesquisas e trabalhos de conclusão de curso. Este programa buscará diversas parcerias de outras instituições educacionais e industriais para os desenvolvimentos dos projetos.

  1. COMPETIÇÕES

4.1 SEGUIDOR DE LINHA

Consiste em robôs autônomos que, com o auxílio de sensores, andam em um circuito determinado por uma faixa branca em uma mesa preta em um determinado tempo. Os sensores identificam as cores e, com isso, o robô segue a linha. Vence o robô que terminar o traçado em menos tempo.

 

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 Figura 1. Robô Seguidor de linha

 

4.2 HÓQUEI

   Nessa categoria, três robôs constituem cada time (também há um robô a mais caso seja necessário substituição), com o objetivo de jogar um disco dentro do gol do time adversário. São feitas partidas com tempo de 5 minutos em uma arena fechada e o time com mais gols vence.

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                             Figura 2. Robô Hóquei

 

 

4.3. SUMÔ

   Os robôs devem ser capazes de identificar um oponente dentro de uma arena circular, com o auxílio de sensores de luz e sonoros, e empurrá-lo para fora da mesma, de forma totalmente autônoma.

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                         Figura 3. Robô Sumô

4.4 COMBATE

   Em rounds de três minutos, dois robôs radio-controlados travam uma impressionante batalha, cujo objetivo é imobilizar o adversário e resistir aos ataques. Essa modalidade é dividida em classes de peso que, no Brasil, são:

- BeetleWeight: 3lb (1,36 kg)

- HobbyWeight: 12lb (5,46 kg)

- FeatherWeight: 39lb (13,6 kg)

- LightWeight: 60lb (27,2 kg)

- MiddleWeight: 120lb (54,4 kg)

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Figura 4. Robôs Combate

 

 

 4.5 ESTOURA BEXIGA

  Robô de bexiga é uma competição animadora no qual Robôs são controlados remotamente. A competição do robô é disputada num ringue plano com proteções laterais e pode ter armas no centro. Trata-se de um projeto de eletrônica simples onde dois carrinhos são dispostos em um ringue com intuito de combaterem, ambos tendo uma bexiga colocada em cima de suas bases e vence aquele que estourar a bexiga do adversário mais vezes.

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   Figura 5. Robô Estoura bexiga

 

 

  1. ANÁLISE DE PÚBLICO

5.1 PÚBLICO ALVO

   Alunos e professores dos cursos de Eletroeletrônica, Mecatrônica, Mecânica, TI e Administração dos campi do IFSP, assim como a comunidade externa que simpatiza com o projeto.

 

  1. RECURSOS

6.1 ARRECADAÇÃO DE FUNDOS

  Uma das maneiras de conseguirmos o valor necessário para pagar as despesas do projeto, é a arrecadação de fundos.

  A arrecadação de fundos será feita através de rifas, sorteios e venda de alguns produtos no próprio campus do IFSP Sorocaba.

  Todo dinheiro arrecadado com essas ações, será única e exclusivamente voltado para as despesas e orçamentos do G.E.R.A., possibilitando-nos a compra de materiais para a confecção dos robôs e despesas com transporte, por exemplo.

6.2 PATROCINIO

A outra maneira de conseguirmos arrecadar o valor necessário para cobrir nosso orçamento, são os patrocínios. Contamos com o apoio de empresas para que nosso projeto possa se concretizar.

6.3 REDES SOCIAIS

 

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6.4 CAMISETAS G.E.R.A

       Veja abaixo alguns valores para divulgar sua marca ou empresa através das camisetas que iremos usar no dia do evento:

 

 

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6.5 ROBÔ

 

 

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6.6 RINGUE DE BATALHA

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  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

7.1 CARGOS E ATRIBUIÇÕES DO G.E.R.A.

Diretor – Heiton

Coordenador – Wesley

Finanças – Mauricio

Divulgação/Maketing – Beatriz

Negócios/Marketing – Renato eLudmila

Eventos – Lucas e Fernando

Projetos – Milena, Eduardo, Samara e Gisele

 

 

  1. CONQUISTAS

       Ao longo de seus 2 anos de grupo, o G.E.R.A. tem alcançado seus objetivos com sucesso e colecionando grandes conquistas. Participou de grandes competições de robôs, como o Winter Challenge, evento que reúne equipes nacionais e internacionais de grande experiência.

       No Winter Challenge, o G.E.R.A. participou na modalidade FeatherWeight: 13,6 kg, com um robô nomeado Gerânimo, que na classificação geral conseguiu ficar em 9º lugar entre 19 competidores ( robôs).

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Figura 6. Classificação dos robôs modalidade FeatherWeigth

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       Na competição de 2014, o G.E.R.A. ficou na 10º opsição no ranking, com o robô The RAT.

 

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Há também uma nova questão que a equipe aborda: o trabalho social. O grupo acaba de criar uma campanha para o Dia das Crianças (Figura 16), que pretendem com o auxílio da mídia e da comunidade, a arrecadação de brinquedos para crianças carentes. Esta campanha é uma forma de demonstrar que o grupo vai além de construir robôs para competição, que abrange um conjunto de ideias que beneficiam não somente o G.E.R.A., que vêm aumentando o número de integrantes (Figuras 17),mas também toda sociedade.

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Figura 8. Campanha Dia das Crianças organizada pelo G.E.R.A.

 

 

 

 

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

9.1 AGRADECIMENTOS

  Agradecemos todo e qualquer apoio que as empresas abaixo prestaram para com este grupo e pelas novas empresas que virão.

 

Patrocinadores 2013 - Geranimo

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Patrocinadores 2014 –The RAT

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Patrocinadores 2017:

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http://www.defendasorocaba.com.br/

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