IFSP Sorocaba realiza visita técnica à 3M Itapetininga com apresentação de projetos de Iniciação Científica
Atividade acompanhada pelo prof. Dr. Felipe Leite Paes (Coordenador de Pesquisa e Inovação) e pelo prof. Dr. Sergio Shimura (orientador), em encontro promovido pelo Instituto 3M em parceria com o IFSP Sorocaba.
No dia 17 de setembro de 2025, estudantes do IFSP — Câmpus Sorocaba realizaram visita técnica à unidade da 3M em Itapetininga. A agenda foi promovida pelo Instituto 3M em parceria com o IFSP Sorocaba e contou com o acompanhamento do prof. Dr. Felipe Leite Paes, Coordenador de Pesquisa e Inovação do câmpus, e do prof. Dr. Sergio Shimura, orientador dos projetos.

Durante a visita, os(as) discentes apresentaram trabalhos de iniciação científica previamente apresentados na Mostra de Ciências na 3M Sumaré de 2024:
-
“Estação de Solo para Satélites de Baixa Órbita” — proposta de infraestrutura terrestre para comunicação e experimentação com satélites de baixa órbita.
-
“Motorização de cadeira de rodas a partir do reaproveitamento de peças de hoverboard” — desenvolvimento de solução de mobilidade assistiva com foco em acessibilidade e sustentabilidade.

A comitiva foi recebida pelos profissionais Gabriela Costa, Rodrigo Belaz Grando e Laura Prieto Garcia, da 3M, em uma programação que reforça a integração entre a instituição de ensino e o setor produtivo, ampliando oportunidades de aprendizagem, estágios e futuros projetos conjuntos.

Agradecimentos
O IFSP Sorocaba agradece ao Instituto 3M e à equipe da 3M Itapetininga pela recepção e pelo incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como parabeniza estudantes e orientadores pela qualidade técnica dos trabalhos apresentados.
Redes Sociais