Licenciatura de Pedagogia - Perfil do Egresso

O perfil do egresso foi concebido considerando-se o projeto pedagógico do curso, o Currículo de Referência dos cursos de Licenciatura em Pedagogia do IFSP e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para Educação Básica. (Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015). Assim, o licenciado em Pedagogia:

✔ Exerce a docência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos aspectos sociais, afetivos e cognitivos de bebês e crianças.
✔ Atua na gestão escolar, sendo capaz de construir e valorizar os saberes docentes, de forma a contribuir com o desenvolvimento profissional de todos e a melhoria da qualidade educativa, em uma perspectiva democrática, acessível, crítica e inovadora, concebendo a educação para a transformação social.
✔ Relaciona as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
✔ Articula todos os componentes curriculares de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano na sua área de atuação.
✔ Promove e facilita relações de cooperação e colaboração entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
✔ Demonstra consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, orientação sexual, deficiências e necessidades específicas.
✔ Desenvolve trabalhos em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
✔ Produz e difunde o conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em uma perspectiva investigativa.
✔ Estuda e compreende criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais e encaminha o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
✔ Participa da gestão das instituições em que atuem contribuindo para a análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação, bem como no acompanhamento de projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.
✔ Atua em parceria colaborativa com professores do Atendimento Educacional Especializado e com a Rede de apoio à inclusão escolar, com foco em práticas universalistas, acessíveis de ensino para todos os estudantes, entre eles os estudantes Público-alvo da Educação Especial.

registrado em: