Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Superior
Início do conteúdo da página

Curso Superior

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos

Perfil do Curso

1- Natureza: Curso Superior na área de Gestão Tecnológica

2- Modalidade: Presencial

3- Integralização: mínima 5 semestres, máxima 10 semestres

4- Carga horária: 1986,7 HR (Horas Relógio)

5- Vagas: 40 vagas anuais.

6- Forma de Acesso: Anualmente por meio de inscrição no SISU, mediante resultado de desempenho no ENEM; ou por meio de processo facultativo para preenchimento de vagas remanescentes.

 

Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFSP Sorocaba tem como objetivo geral, formar profissionais com conhecimentos, habilidades, e atitudes que proporcionem a plena competência para promover mudanças e inovações inerentes à gestão de pessoas, por meio da oferta de conteúdos teórico-práticos necessários para atuação como gestor de talentos humanos de uma organização, qualquer que seja sua natureza e porte.

Em termos específicos, considerando sua vocação institucional voltada à educação tecnológica preceituada na Lei de nº 11.892, de 29/12/2008 (criação dos Institutos Federais) e em consonância com a Resolução CNE/CP nº 3/2002 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Tecnologia e Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Tecnologia, o curso apresenta os seguintes objetivos:

  • Desenvolver as competências, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento de cursos superiores de tecnologia, em especial de Gestão de Recursos Humanos;
  • Promover a articulação da teoria com a prática, ao valorizar a investigação individual e coletiva, nos projetos integradores e na participação em atividades de extensão;
  • Proporcionar formação ética e humanística integrada aos saberes e práticas acadêmicas nas áreas do curso;
  • Promover a formação técnica e científica profissional na área de Gestão de Recursos Humanos;
  • Promover a formação interdisciplinar e transversal para uma atuação interprofissional;
  • Capacitar para o planejamento, administração e execução dos serviços de gerenciamento de Recursos Humanos;
  • Estimular práticas de estudo independente, visando progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
  • Promover o hábito (aprender a aprender) de formação continuada;
  • Capacitar para assumir atitudes críticas permanentes em relação à dinâmica social;
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente do curso e seu currículo;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

 

Perfil do Egresso

O perfil do egresso está alinhado com o que preconiza o Catálogo Nacional de Curso de Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, conforme se segue:

“Planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Desenvolve planos de carreira. Promove o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias). Planeja programas de qualidade de vida no trabalho. Especifica e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Avalia a necessidade de contratação de novos colaboradores. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.” (MEC, 2016, pag. 42).

 

Matriz curricular

matriz.png

 

Coordenação

Carlos Alberto Araripe (http://lattes.cnpq.br/8130638651333008)

Corpo Docente

Ana Maria Mathias Morita (http://lattes.cnpq.br/0768773774504001)

André Sanaiotti Grade Ferro (http://lattes.cnpq.br/9951935995456106)

Alessandra Quishida (http://lattes.cnpq.br/7941520075794941)

Alexandra Paulino (http://lattes.cnpq.br/3943752315287177)

Alexandre La Luna (http://lattes.cnpq.br/7315182696384638)

Cristiane Sales Pires (http://lattes.cnpq.br/7297447767808303)

Dalton Oswaldo Buccelli (http://lattes.cnpq.br/0731743695432734)

Gabriela Beatriz Moura Ferro Bandeira de Souza (http://lattes.cnpq.br/1914220198318119)

Guilherme Bizarro Salve (http://lattes.cnpq.br/8169706576105849)

Juliana Schlatter de Lima Ferraz (http://lattes.cnpq.br/8296439306806022)

Mary Grace Pereira Andrioli (http://lattes.cnpq.br/1249727682212289)

Ricardo Geraldo Teixeira (http://lattes.cnpq.br/9603220580500750)

Ricardo Hussein Naha Hammoud (http://lattes.cnpq.br/2728415788031932)

 

_________________________________________________________________________

 

Curso de Pedagogia no IFSP Sorocaba

 

Em 2020 o  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Sorocaba ofertará licenciatura em Pedagogia, com habilitação para  atuação na Educação Infantil, séries iniciais do ensino fundamental e também como futuros gestores pedagógicos. 

 

Além disso, o futuro pedagogo, como especialista nos processos de ensino e aprendizagem, também poderá atuar nas diferentes modalidades de ensino, como Educação à Distância, Educação de Jovens e Adultos, com o público-alvo da Educação Especial e ainda na produção de materiais didáticos para diferentes instituições de educação formal ou não formal.

 

BANNER

O curso tem como objetivo formar profissionais com sólida formação teórico-prática, em uma perspectiva crítica, inclusiva, investigativa e democrática e é por estas razões que será capaz de refletir e pensar propostas para os desafios de nossos tempos.

 

Toda o projeto pedagógico foi construído a partir de audiências públicas com a comunidade local, em que foi apontada alta demanda especialmente por docentes que contribuam com a melhoria da qualidade educativa de Sorocaba e região, especialmente nas áreas de letramento e alfabetização, educação infantil e educação inclusiva.

 

Até o final do ano, o curso contará também com dois laboratórios que serão utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão: um deles dedicado à estudos sobre a primeira infância, jogos e brincadeiras  e o outro para pesquisa, desenvolvimento e formação em Tecnologia Assistiva, visando contribuir com a formação docente na área de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva.

 

As inscrições deverão ser realizadas com base na nota do Enem, utilizando o sistema Sisu. Os interessados deverão acompanhar os canais oficiais do IFSP, câmpus Sorocaba.

 

Venha fazer uma visita e conhecer mais sobre nosso campus e o curso!

 

Informações

Início do curso: 1º semestre de 2020

Duração: 4 anos

Período: matutino (das 8h às 11h40)

Local: Câmpus Santa Rosália

  1. Maria Cinto de Biaggi, 130 - Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP, 18095-410

Site institucional: http://sor.ifsp.edu.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/IFSP.SOROCABA

E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página