Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > ENCCEJA/ENEM
Início do conteúdo da página

Orientações ENCCEJA/ENEM

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), divulga o resultado final do exame aos candidatos. Acesse aqui o resultado. 

O IFSP recebeu na tarde de hoje, o acesso aos dados dos(as) candidatos(as) que indicaram a Instituição como unidade certificadora do Encceja. Para que possamos alimentar o sistema com esse banco de dados, disponibilizaremos, a partir do dia 20 de dezembro, o acesso para candidatos emitirem o Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência, conforme demonstrado no Tutorial do Vídeo abaixo..

 

Orientações ENCCEJA/ENEM

O que é o Certificado?

É um documento que reconhece oficialmente que o cidadão cumpriu todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENCCEJA-ENEM.

Na prática, tem o mesmo valor que um certificado de conclusão do ensino médio.

 

E o que é a Declaração de Proficiência?

A declaração é emitida quando é solicitada uma certificação parcial.

Ou seja, ela comprova que o participante do ENCCEJA-ENEM conseguiu a pontuação mínima em uma ou mais áreas do conhecimento avaliadas pelo Exame.

É a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) mas não todos nas áreas avaliadas.

 

Quem pode solicitar o Certificado do Ensino Médio pelo IFSP?

Podem solicitar a certificação completa ou parcial do ensino médio estudantes com mais de 18 anos (completados até a data de realização da primeira prova do ENCCEJA), que selecionaram o IFSP como unidade certificadora no ato da inscrição no Exame e que tenham atingido as pontuações mínimas em cada área do conhecimento e na redação. 

 

E se eu não tiver selecionado o IFSP-Sorocaba como unidade certificadora no ato da inscrição?

Você deverá procurar a Secretaria Estadual de Educação, que também poderá emitir o documento.

 

Como solicitar meu certificado pelo IFSP?

A partir de 2019, de acordo com a Portaria n.º 2483 de 17 de julho de 2019; todos os certificados serão solicitados de forma online.

Na página “Certificação ENCCEJA/ENEM”, disponível no portal do IFSP, clique no link disponível em “SOLICITAR CERTIFICADO”.

 

Depois disso, como eu recebo o meu certificado?

Você será informado, via e-mail, sobre a entrega do certificado.

Por esse motivo, é extremamente importante a atenção no momento de preencher o endereço eletrônico.

Caso seja digitado o e-mail errado, você não receberá o informativo.

 

Como garantir que o certificado online emitido é verdadeiro?

Cada certificado contém uma chave de autenticidade única, descrita ao final do documento.

Para atestar a validade, basta clicar no link: https://www.ifsp.edu.br/images/pre/CertificacaoEnem/tutorialaut.pdf . Lá você será orientado de como validar seu certificado. 

Como imprimir meu certificado?
Acesse a aba “DOCUMENTOS IMPORTANTES”. Lá tem um tutorial completo de como fazer a impressão. É importante você ler o edital para ficar ciente das condições de impressão e assistir por completo o tutorial, disponível na aba “TUTORIAL.

 

TUTORIAL

As solicitações poderão ser feitas a partir do dia 02 de agosto. Para solicitar o seu certificado ou declaração o candidato deverá acessar o site: suap.ifsp.edu.br e clicar em “Solicitação de Certificado Enem/Encceja". A Solicitação NÃO pode ser feita via smartphone, está disponível apenas pelo computador.

Confira o tutorial para solicitação do Certificado Enem/Encceja ou Declaração Parcial de Proficiência


Veja aqui como solicitar o seu certificado.

 

https://www.youtube.com/embed/_mSNB2mzrOI?start=7

 

 

 

 



 

 

Fim do conteúdo da página