Página inicial > Destaques > Ultimas notícias G.E.R.A > G.E.R.A. desenvolve projeto em parceria com Aluna de doutorado da FAU-USP.

G.E.R.A. desenvolve projeto em parceria com Aluna de doutorado da FAU-USP.

O grupo de estudos de Robótica Aplicada (G.E.R.A.) está desenvolvendo um projeto de monitoria da urbanização as margens da rodovia Raposo Tavares na região metropolitana de Sorocaba, juntamente com a arquiteta e urbanista Ms. Sandra Y. S. Lanças, aluna do programa de doutoramento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na área de Planejamento Urbano e Regional.

O projeto tem como objetivo, fotografar através do drone desenvolvido pelo GERA, as áreas lindeiras às margens da rodovia Raposo Tavares. O projeto de doutoramento também utiliza dados do satélite LandSat 7 e 8 e imagens aéreas geradas pelo drone do GERA para realizar a análise dos dados encontrados.

foto 01

Fig. 01: Foto do drone hexacóptero do G.E.R.A. Autor: H. Gomes. Data: maio de 2017.

O drone (Fig. 01) utilizado para a obtenção de imagens a serem analisadas na pesquisa da doutoranda, foi desenvolvido pelo prof. Heiton C. Gomes e possui registro na ANAC para poder operar a altitudes acima de 120 m.

É um Hexacóptero, ou seja, possui seis motores com hélices, que possuem capacidade de carregar até 6kg na decolagem. Este drone possui diversos sensores, dentre eles podemos citar o GPS, responsável pela navegação precisa do drone, barômetro, responsável por estabilizar a altitude do drone e os sensores giroscópio, acelerômetro e magnetômetro, responsáveis pela estabilização do drone.

A placa controladora principal é uma NAZA V2 da fabricante DJI, e possui diversos sistemas de segurança, dentre eles podemos citar a função auto-home, que pousa o drone automaticamente no local de decolagem caso o drone perca o sinal do rádio transmissor. O rádio transmissor possui um sistema de telemetria que informa as rotações das hélices, nível de intensidade do sinal de comunicação, nível da bateria e temperatura do ar.

Todo o sistema é alimentado por uma bateria de Lithium Polimero (Li-Po) de três células (11.1 Volts) e 10.000mAh, que garantem uma autonomia de voo de cerca de 15min. O peso total do drone com a bateria é de aproximadamente 3kg.

foto 02

Fig. 02: Imagem capturada pelo drone no bairro Brig. Tobias em Sorocaba. Data: abril/2017.

As imagens aéreas são realizadas à uma altitude entre 300 e 500 metros e são capturadas por uma câmera GOPRO HERO 3, que captura uma imagem a cada 5 segundos com uma resolução de 12 megapixels. Em média, cada ponto de medição demora cerca de 5 min para ser realizado e gera em média 60 imagens.

Por questões de segurança, após cada ponto de captura, é necessário o recarregamento da bateria, (c. 40 minutos). Isso possibilita a execução de máximo três pontos de medição por período (manhã ou tarde), já incluídos os deslocamentos entre os pontos, pela rodovia Raposo Tavares, SP 270), realizados duas vezes por semana.

Também é necessário notar que é preciso que as condições de tempo sejam sem neblina e/ou chuvas, para a melhor obtenção de imagens.

O projeto ainda está em andamento e parte de seus dados serão expostos (disponível em: http://www.regionalstudies.org/uploads/documents/2017_Brazil_Academic_Programme_V4.pdf), durante a conferência internacional da Regional Studies Association, na Latin America Division Conference 2017, São Paulo, capital, em 23/5/2017, em Special Sessions - Brazil 2017, de Urbanisation in Latin America: Exclusion, Marginality and Conflict: SS1. Urbanization in the Global-South: Towards New Paradigms; da área de Planejamento Urbano e Regional em maio de 2017 em São Paulo (SP).

fot 03

Fig. 03: Imagem de informação da conferencia RSA 2017 – LA em São Paulo, SP.

Disponível em: http://www.regionalstudies.org/conferences/conference/latin-america-div-conf-2017, acesso em maio/2017.

A utilização de drones está ainda incipiente para a amplitude de finalidades a que se possam destinar para a melhoria de qualidade de vida das populações. Nesta pesquisa, podem ser vislumbrados vários desdobramentos da pesquisa em relação aos drones, sua construção, aperfeiçoamentos, resistência dos materiais, tempo de utilização, baterias, etc, que podem ser aproveitados para o GERA, além de finalidades práticas como monitoramento de áreas urbanas, monitoramento de fluxo de estradas (ex.: detecção de direção perigosa), monitoramento de animais silvestres, monitoramento de águas poluídas, monitoramento de áreas verdes, remanescentes, e inúmeras outras questões que possam ser utilizadas a partir dos dados obtidos das imagens capturadas; sendo portanto, uma importante fonte de pesquisas para alunos, professores, acadêmicos nacionais e internacionais.

registrado em: