Página inicial > 10º Congresso - IFSP Sorocaba

10º CONICT - CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP - CAMPUS SOROCABA

logo data

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal de ensino, fundada em 1909, reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade nas modalidades de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação.

Durante seus 105 anos de história, recebeu diversos nomes, como Escola de Aprendizes e Artífices, Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto Federal de São Paulo, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. A partir desta mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos de ensino médio e técnico e no mínimo 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Também oferece cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo também oferece cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O IFSP é organizado em estrutura de multicampi, possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 37 câmpus e mais de 4 mil alunos matriculados nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

img mapa Atualizada

O Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP(CONICT), de periodicidade anual, é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que integra as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna do IFSP e da comunidade externa, promovendo a difusão da produção científica e tecnológica por meio de apresentações orais e/ou pôsteres de trabalhos, cujos respectivos resumos expandidos são publicados em seus Anais (ISSN 2178-9959). O evento é aberto à participação de estudantes do ensino médio e do ensino superior que desenvolvam pesquisa no IFSP ou em outras instituições de ensino ou pesquisa do país. Além disso, o evento tem como objetivo divulgar à comunidade os resultados das pesquisas desenvolvidas, aproximando os pesquisadores dos setores produtivos.
Esse evento vem apresentando, ao longo de suas edições, um crescimento acentuado do número de participantes e, consequentemente, do número de trabalhos apresenta- dos. Ao longo de suas edições, o Conict soma mais de 1.2.52.500 trabalhos apresentados nas modalidades oral ou pôster, além de diversas palestras e minicursos ministrados. Este ano o evento está previsto para ser realizado no segundo semestre de 2019 no Câmpus Sorocaba do IFSP.

Para a edição de 2019, o CONICT será composto por dois eventos simultâneos:

10º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, cujo objetivo é estimular, ampliar e divulgar a produção científica decorrentes das atividades de pesquisa realizadas pelos estudantes de ensino médio e técnico, graduação nos programas de iniciação científica e tecnológica conduzidos no IFSP;

4º Congresso de Pós-Graduação do IFSP, com objetivo de estimular, ampliar e divulgar a produção científica decorrentes dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu no IFSP.

canto4

Câmpus Sorocaba

Localizado na sede da região metropolitana de Sorocaba, a 90 km da capital, o Câmpus Sorocaba do IFSP, se apresenta como mais um vetor de desenvolvimento para a região, nas frentes do ensino da pesquisa e da extensão. Atuando nos eixos tecnológicos de Controle e Processos Industriais e Gestão e Negócios, são ofertados cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração e Eletroeletrônica, além dos cursosTécnico em Administração,Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecatrônica, na modalidade concomitante/subsequente. Completando a atual oferta, o Câmpus oferta em nível superior, o curso de Tecnólogo em Recursos Humanos. Atualmente possui em torno de 750 alunos matriculados, contando com 6 laboratórios técnicos, 9 salas de aula, divididas nos polos Sta. Rosália e Monsenhor João Soares. Na Extensão, em parceria com a prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba, contamos mais cerca de 300 alunos em 10 cursos de curta duração. Na Pesquisa o Câmpus vem desenvolvendo trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando- se: Industria 4.0; Energias Renováveis; Robótica e Tomada de decisão. Em parceria com pesquisadores da UFRJ, está em desenvolvimento um protótipo de um carro elétrico para portadores de deficiência. Nossa atuação se propõe a priorizar o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades transformadoras, tornando assim o IFSP - Câmpus Sorocaba referência de qualidade de ensino na região metropolitana de Sorocaba, no Estado de São Paulo e no Brasil.

0001  0002

Venha fazer parte deste evento!

R. Maria Cinto de Biaggi, 130
Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP

0003

IFSP SOR | R. Maria Cinto de Biaggi, 130 - Jardim Santa Rosália, Sorocaba - SP, 18095-410 | (15) 3321-0010